No solene dia da Páscoa, em pleno Jubileu de 1950, durante a Missa de Ressurreição na Basílica de São Pedro, o Papa Pio XII leu em latim uma breve mas tocante homilia para os fiéis ali presentes. Recordando a doutrina do Corpo místico, o Pontífice ensinava que é impossível haver uma ordem civil justa e serena se não reina na alma dos cidadãos a justiça e a paz que só a graça influencia, só a obediência a uma Lei mais alta sustenta.

Eis a íntegra desta homilia, proferida em 11 de abril de 1950. Seu texto original, em latim, encontra-se disponível no site do Vaticano (cf., também, AAS 42 (1950) 279-282). A tradução para a língua portuguesa foi feita por nossa equipe.


Homilia do Papa Pio XII para o solene dia da Páscoa,
proferida durante a Missa na Basílica Vaticana aos 11 de abril de 1950

Veneráveis Irmãos, diletos filhos,

Enquanto hoje comemoramos cheios de veneração o divino Redentor, que ressurge triunfante da morte, vem à Nossa mente aquela palavra plena de suma sabedoria do Apóstolo dos gentios, ao escrever sobre Cristo: “Foi entregue pelos nossos pecados, e ressuscitou para nossa justificação” (Rm 4, 25). Ele, com efeito, pelos suplícios que livremente suportou e derramando até a morte seu preciosíssimo sangue, expiou os nossos pecados e restituiu-nos, redimidos da escravidão do demônio, à liberdade dos filhos de Deus.

Quando, porém, se ergueu vitorioso do sepulcro, não só alimentou e confirmou a fé dos Apóstolos e a nossa, não só, por seu exemplo, nos convidou a caminhar consigo até o Céu e, refulgindo em corpo glorioso, nos mostrou algo da futura bem-aventurança eterna, mas derramou também a mancheias seus divinos carismas e ordenou à Igreja por si constituída que nutrisse com a graça superna e conduzisse à vida nova todos os homens que de bom grado obedecessem aos seus preceitos. Por esta razão, como aguda e lucidamente nota o Doutor Angélico, “quanto […] à eficiência, que é pela virtude divina, tanto a paixão de Cristo quanto a ressurreição são causa da justificação […], mas, quanto à exemplaridade, propriamente a paixão e morte de Cristo é causa da remissão da culpa, pela qual morremos ao pecado; a ressurreição de Cristo, porém, é causa da vida nova, que é pela graça, ou justificação” (STh III 56, 2 ad 4).

Todos nós, pois, que ao longo dos últimos dias, especialmente durante a Semana Santa, recordando piedosamente as dores e angústias de Jesus Cristo, éramos incitados de modo particular a purificar a alma de suas manchas e a dar morte a nossos pecados — os quais, aliás, foram a causa da divina Redenção —, hoje, nesta superna luz da Páscoa e com efusiva alegria, somos chamados àquela restauração e renovação de vida a que os próprios mistérios celebrados suavissimamente nos impelem. Somos o Corpo místico de Jesus Cristo; aonde pois se dirigiu a glória da Cabeça, para lá é chamada a esperança também do Corpo. “Assim como Cristo ressuscitou dos mortos […], assim nós vivamos uma vida nova” (Rm 6, 4). E do mesmo modo que “Cristo, ressuscitado dos mortos, não morre mais, nem a morte terá sobre ele mais domínio” (Rm 6, 9), assim também nós, movidos por seu exemplo e fortalecidos por sua graça, não só nos despojemos “do homem velho, o qual se corrompe pelas paixões enganadoras” (Ef 4, 22), mas também “nos renovemos no nosso espírito e nos nossos pensamentos, e revistamo-nos do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na santidade verdadeiras” (Ef 4, 24).

Estas belíssimas palavras e exortações do Apóstolo dos gentios parecem, de modo particularíssimo, oportunas às solenidades pascais deste Ano Sacro, enquanto os cristãos do mundo inteiro — abertos os tesouros espirituais da Igreja —, são chamados não só a expiar seus pecados, não só a uma forma de vida mais perfeita, mas também a se esforçar com empenho para que todos, purificados de suas culpas e depondo seus erros e preconceitos, se aproximem de bom grado e de boa vontade do único que é o caminho, a verdade e a vida (cf. Jo 14, 6). Reconheçam todos que não pode haver serena tranquilidade para as almas, os povos e as nações, a não ser que todas as coisas se componham segundo aquela reta ordem que nasce dos preceitos evangélicos e é confirmada e sustentada pela graça divina.

Meditem no que Cristo diz aos Apóstolos: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz; não vo-la dou, como a dá o mundo” (Jo 14, 27).

Quantos crimes, quantas discórdias, quantas mortes e guerras — como temos experimentado com enorme tristeza — provêm de terem os homens abandonado aquele reto caminho que o divino Redentor indicou com o fulgor de sua luz e consagrou com seu sangue derramado! A ele pois há que se voltar privada e publicamente. E com mente atenta se deve considerar que não pode uma sólida paz governar as cidades sem antes moderar e dirigir primeiro as almas dos cidadãos. É necessário, por conseguinte, coibir com firmeza os apetites túrbidos e desordenados, fazê-los obedientes à razão e esta, enfim, a Deus e à lei divina. A este propósito nos ensina com acerto, embora fosse pagão, o maior orador romano: “A estas perturbações, que a insensatez arroja à vida dos homens e incita qual certas Fúrias, há que resistir com todas as forças e recursos, se queremos isto: viver o que foi dado à vida tranquila e placidamente” (Cícero, Tusc. III 11). Ora, destes “males a cura está posta somente na virtude” (Id., IV 15). Viva pois nas almas, floresça no ambiente doméstico, triunfe na sociedade civil a virtude cristã, a única da qual é lícito esperar aquela renovação dos costumes e a reta e ordenada restauração das coisas públicas que é desejo de todos os bons. Cristo, como bem sabeis, não apenas — o que os filósofos fazem — nos ensina a virtude, senão que também nos exorta com seu exemplo a trabalhar por adquiri-la; excita-nos a vontade, fortalecendo-a com sua graça superna; e, proposto o prêmio da felicidade celeste, nos atrai e impele. Se todos o seguirem, poderão gozar aquela serenidade interna que é a perfeição da alegria (cf. S. Tomás, STh I-II 70, 3), ainda que devam tolerar angústias, perseguições e a injustiça dos homens, porque lhes sucederá o mesmo que sucedeu outrora aos Apóstolos, que “saíam da presença do Sinédrio, contentes por terem sido achados dignos de sofrer afrontas pelo nome de Jesus” (At 5, 41).

E, além disso, se de fato todos possuírem esta paz interna e verdadeira, que se funda na lei divina e é alimentada pela divina graça, então não há dúvida de que também a “ordenada concórdia” (S. Agostinho, De civ. Dei XIX, 13) — extintos os ódios, sedados os maus desejos e feita, segundo os imperativos da justiça e da caridade, uma melhor distribuição das riquezas — poderá felizmente nascer para as ordens civis, os povos e as nações. 

É o que Nós, com preces suplicantes, imploramos ao divino Redentor, a quem hoje celebramos ressuscitado e vencedor da morte, enquanto a vós, Veneráveis Irmãos e diletos filhos, repetimos aquelas belíssimas palavras do Apóstolo dos gentios, tão apropriadas para este dia solene: “Alegrai-vos, procurai ser perfeitos, encorajai-vos, tende o mesmo sentir, vivei em paz, e o Deus da caridade e da paz será convosco” (2Cor 13, 11). Amém.

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos