CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
40

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos (Mc 16, 15-18)

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

A Igreja celebra hoje a conversão de São Paulo, Apóstolo. A conversão deste homem é um dos eventos mais importantes e determinantes para a história do cristianismo e para a nossa história de salvação. 

São Paulo, quando era perseguidor dos cristãos e ainda chamava-se Saulo, estava indo a caminho de Damasco quando Nosso Senhor apareceu para ele, perguntando: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”. Esse acontecimento foi um grande privilégio, pois Cristo apareceu para o Apóstolo depois de ressuscitado. Claro, Jesus já havia aparecido várias vezes aos Apóstolos, porém no quadragésimo dia após sua Ressurreição, Ele subiu aos Céus e não se mostrou para mais ninguém, exceto para São Paulo, que viria a ser o Apóstolo dos gentios, o Apóstolo dos não judeus, portanto, o nosso Apóstolo. 

Este santo, apesar de não fazer parte dos Doze Apóstolos, foi testemunha da Ressurreição, e viu Cristo fisicamente. Por ele ter recebido essa graça especialíssima, narrada na Primeira Carta aos Coríntios, a Igreja celebra a festa litúrgica da sua conversão, acontecimento misterioso que mudou nossas vidas. Sim, pois se Jesus não tivesse aparecido para São Paulo no caminho de Damasco, os pagãos não teriam sido evangelizados do jeito que foram. Foi São Paulo que trouxe a fé pela primeira vez à Europa, na comunidade de Tessalônica, que logo chegou a Portugal e, finalmente, ao Brasil. 

Podemos então, sem dúvida, agradecer a Deus por essa conversão, por esse momento extraordinariamente gracioso, porque foi por pura graça de Deus que o Ressuscitado, tendo compaixão de São Paulo, o perseguidor, teve compaixão de nós também. Portanto, peçamos a Deus que coloque o amor de Cristo em nossos corações e que, impelidos por esse amor, evangelizemos como o grande Apóstolo Paulo.

O que achou desse conteúdo?

4
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos