CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 5,43-48)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

No Evangelho de hoje, Jesus nos fala do difícil evangelho do amor ao inimigo. Por que Jesus exige isso de nós? Parece um peso tremendo, uma coisa sobre-humana. Amar o inimigo? Tudo bem que Deus nos peça para amar a minha família, os meus amigos, o meu próximo, o meu vizinho… Mas e o inimigo? Como assim? O que Jesus está pedindo em todo o Sermão da Montanha é que nós tenhamos um coração semelhante ao dele. Sim, isso é o Sermão da Montanha. Jesus está ensinando não somente o caminho para ser uma pessoa boa, mas o caminho para ser santo. Ora, para nós sermos santos, precisamos ter um coração igual ao dele. 

E o que acontece? Acontece que, quando nós éramos inimigos de Deus, Jesus nos amou e morreu por nós na Cruz. Você já se deu conta disso? Quantas vezes, no confessionário, a pessoa vem falando assim: “Padre, essa pessoa fez isso comigo! Já faz vinte, trinta ou quarenta anos que aconteceu isso, e não consigo perdoar!” Então, faça o seguinte. Primeira coisa: deixe de ser burro! Você não quer perdoar? A pessoa está feliz da vida, não está nem aí para você, e você fica envenenado a si mesmo? Que sentido tem isso? 

Primeira coisa: falta de perdão é burrice, porque a pessoa está vivendo a vida dela, não está aí para você, e você a comer o próprio fígado, estragando a própria vida. A falta de perdão é burrice, porque você está se “vingando” da pessoa errada: está se vingando de si mesmo. Se você é a vítima da história, está novamente se tornando a vítima: vítima do injusto agressor, e agora, vítima de si mesmo. Pare de ser burro, e perdoe a outra pessoa, por amor a si mesmo.

Segunda coisa. Se você for pedir justiça; se você for pedir a Deus que mande um raio sobre os injustos, lembre-se: você é o primeiro da fila. Você tem certeza de que quer que Deus faça justiça? É melhor pedir misericórdia. Sabe por quê? Você precisa de misericórdia.

Jesus nos ensina que precisamos amar o inimigo porque, se nós não notamos que precisamos amar o inimigo, tampouco notamos que o próprio Cristo nos amou quando éramos seus inimigos. Então, não adianta ficar pedindo justiça, quando você mesmo não está muito limpo nem muito “bonito na foto”… Eis onde está a miséria e a iniquidade: em nos esquecermos que vivemos de perdão. 

Senhor, eu mereço o inferno e, se eu pedir vingança e o inferno para aqueles que são meus inimigos, serei o primeiro a ter de receber a vingança e o inferno. Mas, Vós me tratastes como amigo quando eu era vosso inimigo, e morrestes por mim na Cruz quando eu nem sequer valorizava o vosso amor. Oh! Meu Deus! Meu Cristo, Santo de Deus! Vós, que morrestes na Cruz com o vosso Coração Sacratíssimo transpassado pela lança, fazendo jorrar misericórdia e amor, Senhor: dai-me a graça de perdoar àqueles a quem não consigo perdoar e de amar os meus inimigos porque vós me amastes quando eu era vosso inimigo. Amém.

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos