CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Como a Palavra se faz carne em nós

“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra.”

Texto do episódio
657

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 5, 17-19)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra.
Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.

No Evangelho de hoje, Jesus nos coloca diante de uma relação entre o Antigo e o Novo Testamento. Ele veio para que a Palavra revelada no Antigo Testamento fosse realmente cumprida, e esta Palavra não é diferente daquela do Novo Testamento, pois Ela é uma Pessoa: o próprio Cristo. Ou seja, a Palavra que, no Antigo Testamento, iluminava e convidava as pessoas a se aproximarem de Deus, agora se manifesta plenamente como o Deus encarnado em nossas vidas. 

Essa dinâmica do progresso do Antigo para o Novo Testamento retrata também, de alguma forma, um progresso na nossa vida espiritual. Como devemos proceder em nosso relacionamento com a Palavra de Deus? O primeiro passo fundamental que devemos dar é pedirmos fé sem cessar e com sinceridade. Talvez você já esteja cansado de ouvir isso tantas vezes, mas será que já está cansado de fazê-lo? Portanto, não ouçamos somente, mas peçamos a fé para que, depois de um tempo, ao olharmos para a nossa vida passada, percebamos o quanto a Palavra de Deus e a divina luz da graça transformaram nossas vidas. 

O segundo passo que devemos dar é termos um relacionamento direto com a Palavra de Deus. Quando já temos fé, entramos em uma outra fase da vida espiritual: a meditação, onde começamos a nos relacionar com a Palavra de Deus, buscando a Verdade em nossas orações pessoais. 

Quantas e quantas pessoas, ao ouvir uma pregação, meditar um livro ou estudar o Catecismo se sentem iluminadas por dentro? Elas enxergam a Verdade, fazem um ato de fé e, a partir daquele momento, passa a existir uma iluminação interior em sua vida de oração. 

Ora, a Palavra que brilha em nós já fazia isso no Antigo Testamento, e logo as pessoas podiam ter acesso à Palavra de Deus, mas também era necessário que houvesse um progresso. E qual é esse progresso? Número um: pedir a fé; e número dois: com esta fé, buscarmos a Verdade na Palavra de Deus, para que ela vá nos iluminando até, finalmente, notarmos que ela é o próprio Jesus. Assim, chegamos naquilo que Ele nos ensina hoje: Ele é a Palavra do Antigo Testamento. 

A Palavra de Deus é como uma fogueira: cada vez que nos aproximamos dela, mais ela começa a nos aquecer e a nos dar luz, e é dessa forma que a Palavra deve se realizar em nossas vidas. Buscando a Verdade e querendo realmente mudar de vida, fazendo atos de fé, chegará um momento em que começaremos a sentir que aquela Verdade que buscamos não é abstrata, mas concreta, porque ela é Jesus Cristo, que se encarnou, morreu por nós e está ressuscitado, tocando os nossos corações como o esposo quer se unir à sua esposa.

Desse modo, entramos pessoalmente no Novo Testamento, por assim dizer, pois a Verdade outrora revelada se tornou cumprimento e realização, porque se fez carne também em nossas vidas.

O que achou desse conteúdo?

6
57
Mais recentes
Mais antigos


RC
Robson Cola
27 Mar 2025

Os Dez Mandamentos devem ser obedecidos para sempre! Até o fim dos tempos! São ensinamentos nobres, que trazem a civilidade no mundo material, na convivência entre as pessoas, e também nos aproxima de Deus! 

Responder
GG
Glaucia Gonçalves
26 Mar 2025

Amem ❤️🙏🏼

Responder
SS
Siomara Sanglard
26 Mar 2025

se fé é um atributo do intelecto e antes de tudo a vontade, pois o homem é o produto do que lê e só ama o que conhece, "Palavras do Padre Ricardo" a homilia de hoje foi para os que Deus escolhe! , digamos uma ação do poder sobrenatural, que entendemos " São Paulo os Santos", ou como deveríamos entender a colocação da fé na oração de hoje, pois a aração nao é uma repetição e colocar no coração e aprender a amar!. 

Responder
JF
Jonas Fontes
26 Mar 2025

Amém!

Responder
GF
Geraldo Filho
26 Mar 2025

Senhor, que a Vossa Palavra seja a Verdade que ilumina e a Caridade que aquece nossos corações para a Vida que nos alcançastes.

Responder
LF
Luiz Ferraz
26 Mar 2025

🙏🏼

Responder
Texto do episódio
Comentários dos alunos