CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Exorcizemos toda a inveja de nosso coração

“Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós é a nosso favor”.

Texto do episódio
650

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos 
(Mc 9, 38-40)

Naquele tempo, João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós é a nosso favor”.

No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina a combater o vício terrível da inveja quando repreende os Apóstolos, que haviam proibido um homem de expulsar demônios em nome de Cristo porque ele não os seguia.

São Gregório Magno diz claramente que a inveja é a tristeza pelo bem do outro, em que, ao invés de nos alegrarmos com a felicidade de alguém, acabamos nos entristecendo ou até mesmo ficando com raiva. Infelizmente, esse pecado é muito comum nas almas que, de tão apegadas aos bens materiais, terminam achando que estes são como os bens espirituais. 

Os bens materiais são sempre limitados. Eles, ao serem possuídos por uma pessoa, não podem ser mais adquiridos por outra, causando em alguém materialista uma tristeza desordenada. Agora, se no mundo material a inveja já é algo grave e desordenado, no mundo espiritual é muito pior. 

Se um padre, por exemplo, ensina algo relevante aos seus ouvintes em uma pregação, ele não perde nada; ao contrário, ele ganha, pois quando explicamos algo para os outros, acabamos compreendendo aquilo melhor. Logo, quando desejamos o Céu, a bênção de Deus e a graça para uma pessoa, estamos sendo agraciados por Cristo. Por isso, não havia motivo para os discípulos se sentirem agredidos ou diminuídos pelo fato de uma pessoa ser agraciada por Deus.

Além disso, nesse caso dos bens espirituais, a inveja é ainda mais grave, pois pode dar origem a um pecado contra o Espírito Santo. Santo Tomás de Aquino, seguindo a Tradição da Igreja, lista seis tipos de pecados contra o Paráclito, e um deles é exatamente a tristeza de ver a graça agindo na vida dos outros. Nesse caso, a inveja atua de tal forma que a pessoa vira as costas para Deus, colocando-se numa situação de não retorno. Esse é o pecado contra o Espírito Santo.

Por isso, neste dia, exorcizemos toda a inveja de nosso coração e louvemos a Deus, pelas graças que Ele concede aos nossos irmãos.

O que achou desse conteúdo?

6
50
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos