CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
(Mc
16, 15-20)

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos,5e disse-lhes: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados".

Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

De acordo com a doutrina da Igreja [1], o segundo Evangelho é obra de S. Marcos, ajudante pessoal de S. Pedro, e como tal é reconhecido e venerado desde os primeiros séculos do cristianismo. Nos livros do Novo Testamento, com efeito, se menciona com frequência um certo discípulo dos Apóstolos, chamado ora João (cf. At 13, 5.13), ora João Marcos (cf. At 12, 12.25; 15, 37ss), ora simplesmente Marcos (cf. At 15, 39; Col 4, 10; Fil 24; 2Tm 4, 11), o qual é também apresentado como amigo e companheiro de S. Paulo em suas viagens apostólicas. A Tradição, sobretudo por boca de Papias (segundo Eusébio de Cesaréia, Hist. Ecl. III, 39, 15), a ele se refere e permite identificá-lo com o "filho" cujas saudações S. Pedro, já em Roma, transmite a várias comunidades cristãs (cf. 1Pd 5, 13). É sentença comumente admitida que todas essas passagens se referem a uma única e mesma pessoa, designada com um dúplice nome, hebraico e latino: Yohanan Markos; na época de Cristo, de fato, o prenome romano Marcus já se havia vulgarizado sob seu equivalente grego, Μάρκος, e é bastante provável que o evangelista cuja festa hoje celebramos fosse de cultura helênico-judaica.

Ora, do pouco que a seu respeito nos chegou dos tempos apostólicos, sabemos que S. Marcos era filho de uma certa Maria, a cuja casa Pedro se dirigiu após escapar milagrosamente do cárcere e na qual muitos fiéis costumavam reunir-se para rezar (cf. At 12, 12); parece, pois, ter nascido no seio duma família de posses, o que lhe permitiu ser instruído em grego desde pequeno. Além disso, era primo do levita Barnabé (cf. Col 4, 10; At 4, 36) e, a julgar por alguns escritos do século IV d.C., talvez ele mesmo tenha exercido o levirato. Como quer que seja, é certo que Marcos acompanhou S. Paulo de Jerusalém a Antioquia (cf. At 12, 25), onde lhe serviu de auxiliar (cf. At 13, 5b); no entanto, por algum motivo que os Atos silenciam, não quis seguir o Apóstolo até Perge, na Panfília, mas decidiu retornar à Cidade Santa (cf. At 13, 13), razão por que Paulo não o admitiu desde logo como companheiro de ministério (cf. At 15, 38). Por volta dos anos 49 ou 50 d.C., viajou com Barnabé a Chipre e, pouco tempo depois da primeira prisão de Paulo, reconciliou-se com o Apóstolo e voltou a ajudá-lo a pregar o Evangelho (cf. Col 4, 10; 2Tm 4, 11).

Também o vemos ao lado de S. Pedro, Príncipe dos Apóstolos, cuja epístola aos cristãos do Ponto, da Galícia e de muitas outras regiões diz: "A igreja escolhida de Babilônia" — ou seja, de Roma — "saúda-vos, assim como também Marcos, meu filho" (lt. filius meus, gr. ὁ υἱός μου), isto é, "aquele a quem muito quero", "meu auxiliar no apostolado" ou "que foi batizado por mim". Estas palavras de Pedro parecem confirmar o constante e claríssimo testemunho da Tradição de que Marcos foi discípulo, intérprete e tradutor do primeiro Papa, cuja doutrina tratou de compilar e transmitir o mais fielmente possível a quantos haviam de ler o seu Evangelho, escrito em cores tão vivas e reais que apenas uma testemunha ocular e apaixonada como S. Pedro seria capaz de descrever a seu ajudante. Recorramos hoje à intercessão deste santo evangelista e peçamos-lhe que nos alcance de Cristo, a quem com obras, palavras e escritos tanto serviu, a graça de sermos também nós fiéis transmissores da fé católica e apostólica.

Referências

  1. Cf. H. Simón, Prælectiones BiblicæNovum Testamentum. 7.ª ed., de integro retractata a G. G. Dorado, Taurini: Marietti, 1955, vol. 1, pp. 51-62, nn. 43-50.
Material para Download

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos