CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Aproveite a maior promoção do ano!

Desconto de até 50% na assinatura anual.

  • 45% + 5% extra no pagamento via PIX;
  • 53 cursos à sua disposição;
  • Biblioteca de livros digitais para complementar seus estudos;
  • Acesso a transmissões exclusivas para alunos;
  • Participação no programa Studiositas;
  • Condição especial na compra dos livros da Editora Padre Pio;
Assine agora
Texto do episódio
756

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 17, 26-37)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. Lembrai-vos da mulher de Ló. Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.

Caminhando para o fim do ano litúrgico, a Igreja, como de costume, começa a ler Evangelhos que nos falam do Fim dos Tempos. Hoje, Jesus nos fala do Juízo futuro quando da vinda do Filho do homem, que separará os bons e os maus. 

O mais importante desse Evangelho é investigar e compreender o caráter repentino deste juízo. As pessoas estarão vivendo a sua vida cotidiana, trabalhando, comprando, vendendo, realizando tarefas; de repente e sem anúncio, chegará o juízo. O Senhor se recorda ainda da catástrofe da Pentápole, aquelas cinco grandes cidades das quais Sodoma e Gomorra eram as mais conhecidas: “Acontecerá como nos dias de Ló” (Lc 17, 28). 

Ló vivia em Sodoma, e Deus anunciou que destruiria a cidade. Junto com a família, Ló deveria ir embora o mais rápido possível, mas sem olhar para trás. Essa advertência significa, para nossas vidas, que precisamos desapegar-nos do mundo, ter a Deus verdadeiramente como a finalidade da vida e compreender que, se há na terra algo a que se ame muito, como a família, isso só terá valor no Senhor. 

Deus nos alcançou com seu Amor; agora é nossa vez de fazer o mesmo e — como diz São Paulo na Carta aos Filipenses — lançar-nos para o que está na frente, na direção de Deus, deixando tudo para trás. Nesse sentido, entendemos o que Jesus quer dizer com: “Lembrai-vos da mulher de Ló!” (Lc 17, 32), a qual, desobediente e apegada ao mundo, olhou para trás e, em castigo, transformou-se em estátua de sal. 

A Tradição da Igreja, no hino litúrgico Dies irae, diz que o mundo irá se dissolver em cinzas. Que motivo haveria, então, para se afeiçoar à vida mundana? Sim, o mundo tem valor, mas em Deus. Por isso, o único jeito de nos salvar a nós mesmos e aqueles a quem amamos é renunciar a tudo por amor a Cristo, no qual encontraremos tudo o que tivermos amado de verdadeiramente humano, bom e belo.

Peçamos hoje a graça de nos desapegar das coisas mundanas e, com o olhar fixo em Nosso Senhor, segui-lo pelo resto da vida, abandonando por Ele a tudo e a todos, para assim encontrarmos nele tudo quanto tivermos abandonado: família, bens e alegrias.

O que achou desse conteúdo?

7
56
Mais recentes
Mais antigos


RC
Robson Cola
16 Nov 2024

Sodoma e Gomorra: cidades do pecado! Hoje, nosso planeta é o planeta do pecado! Poderemos sofrer uma catástrofe como castigo? 

Responder
VS
Valdonio Sales
15 Nov 2024

Hoje, Jesus nos fala do Juízo futuro quando da vinda do Filho do homem, que separará os bons e os maus. 

Responder
GO
Grace Oliveira
15 Nov 2024

Amém.

Responder
LF
Luiz Ferraz
15 Nov 2024

 🙏

Responder
AS
Audris Steponaitis
15 Nov 2024

Ave Maria Gratia Plena!

Responder
ÁL
Álerson Lima
15 Nov 2024

Amém!

Responder
GF
Graciete Ferreira
15 Nov 2024

Senhor Deus, pelo ministério de Jesus Cristo, Vosso Filho, aqui na terra, e pela Vossa Misericórdia vinde Vós mesmo defender todos os que sofrem pacientemente injustiça por amor do Vosso Reino. Amén

Responder
Texto do episódio
Comentários dos alunos