CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
PropagandaPropaganda

Conheça os sacramentos da Igreja com o Padre Paulo Ricardo

Texto do episódio
6143

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 9, 14-17)

Naquele tempo, os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” Disse-lhes Jesus:
“Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão. Ninguém coloca remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda .Também não se coloca vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se coloca em odres novos, e assim os dois se conservam”.

Com grande alegria, celebramos hoje a Memória de Santa Maria Goretti, mártir da pureza. Infelizmente, há pessoas céticas que escarnecem da virtude dos santos. Muitos dizem que é bobagem Santa Maria Goretti, uma menina de onze anos de idade, ser cultuada e chamada de santa, pois, segundo eles, ela nem sabia o que Alessandro — o assassino — estava propondo a ela… Pura malícia e falta de conhecimento dessas pessoas, que se deixam usar como instrumentos do demônio para não acreditarmos na virtude. 

Santa Maria Goretti tinha apenas onze anos de idade, mas sabia perfeitamente o que Alessandro Serenelli, um jovem de vinte anos, estava propondo a ela: seduzi-la e usá-la sexualmente. Ela fugia, o repreendia e o evitava, mas Alessandro, tomado pelas desordens de sua paixão, terminou assassinando Maria Goreti após ela defender sua pureza e dizer-lhe “não”. Assim, ela se tornou mártir da virtude cristã, unindo-se a tantas virgens que, no Céu, acompanham o Cordeiro Imolado. 

Maria Goreti é uma grande intercessora e modelo para todos os nossos jovens, mas especialmente para as moças, a fim de que estas realmente se esforcem para guardar a sua pureza. Entretanto, quando alguém já perdeu a pureza, é seu dever restabelecer a integridade do coração pela penitência, pois ainda é possível, por um dom do Espírito Santo, alcançar a pureza de coração. 

O maior exemplo disso é o próprio Alessandro Serenelli, o assassino de Santa Maria Goretti. Durante anos na prisão, ele cinicamente fazia pouco caso do assassinato que tinha cometido. No entanto, ao ser visitado por um bispo, ele começou a refletir sobre o que fez, chegando até mesmo a ler a própria história de Santa Maria Goretti, onde conheceu todos os gestos heróicos daquela menina que, no leito de morte, o perdoou e disse: “Minha esperança é vê-lo comigo no Céu”. Assim, Alessandro se arrependeu, fez penitência e mudou de vida, pedindo perdão à própria família e, depois de cumprida a sua pena, visitando a mãe de Maria Goretti. Serenelli também esteve presente na canonização dessa santa, e terminou os seus dias vivendo o celibato como jardineiro em um convento de frades. 

Portanto, essa é uma prova de que todos nós podemos viver a virtude da pureza. Afinal, somente os puros verão a Deus: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt ). Que a  esperança de Maria Goretti de ver o seu assassino impuro com ela no Céu, triunfante, vendo a Deus face a face, seja também a nossa esperança; a nós que, já tendo perdido a inocência e a pureza da infância, precisamos trilhar o caminho da penitência e da conversão.

O que achou desse conteúdo?

61
43
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos