CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 7, 21.24-27)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

S. Ambrósio de Milão, cuja memória celebramos hoje, teve a graça de nascer no seio de uma família profundamente cristã. Seus dois irmãos, Marcelina, virgem consagrada, e Sátiro, leigo piedosíssimo, pertencem ao número dos santos de que a Igreja se gloria de ter nutrido e entregado a Deus. Mas, apesar do ambiente cristão em que nasceu, Ambrósio permaneceu catecúmeno até os trinta e cinco anos, quando então, devido ao zelo com que procurou apaziguar as disputas entre católicos e arianos em sua província, foi aclamado Bispo de Milão, após receber num espaço curto de tempo o Batismo e os demais graus do sacramento da Ordem. Sem ter passado por um seminário e tendo uma formação restrita ao campo das Artes Liberais, Ambrósio viu-se encarregado, de um dia para o outro, de confirmar na fé as almas que o Senhor lhe confiara. Sem se desesperar, as mãos que batizariam ninguém menos que S. Agostinho meteram-se nos livros para conhecer a fé mais a fundo, não com um conhecimento “enciclopédico” e “livresco”, mas meditado, vivido, saboreado durante horas e horas de oração e diálogo com a Palavra encarnada. Deu-nos assim um exemplo valioso de como deve ser o nosso aprofundamento na fé: devemos unir estudo e oração, teologia e vida espiritual, fazer daquilo que aprendemos no Catecismo matéria para a nossa conversa íntima com Jesus, que está em nossos sacrários à espera de que o procuremos para conhecê-lo e falar-lhe de seus próprios mistérios, de suas maravilhas, das verdades que Ele revelou-nos para a nossa edificação e salvação. Que neste tempo de Advento possamos seguir o exemplo de S. Ambrósio e, buscando sempre a verdade da Palavra de Deus, encontrar-nos com o Cristo cuja vinda se aproxima cada dia mais.

Download do Material
Texto do episódioDownload do áudio e textoComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.