CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
10

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 12, 39-48)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. Vós também ficai preparados!

Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes". Então Pedro disse: "Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?"

E o Senhor respondeu: "Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. Porém, se aquele empregado pensar: 'Meu patrão está demorando', e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!"

Neste dia 19 de outubro, celebramos a memória de São Pedro de Alcântara, Padroeiro do Brasil. Sim, isso mesmo! Ainda que não se devessem espantar com a notícia, muitos católicos brasileiros não sabem que contam com o patrocínio especial deste grande santo, juntamente com o de Nossa Senhora Aparecida. E um dos fatores que levaram os brasileiros a esse esquecimento é de natureza política. Pois, com o advento da República, houve quem quisesse colocar de lado até o olvido qualquer memória da monarquia, visto que foi a pedido de Dom Pedro I, Imperador do Brasil, que o Papa Leão XII confirmou, em 31 de maio de 1826, a escolha de São Pedro de Alcântara como padroeiro da nossa nação. Sendo assim, quem foi este santo de quem deveríamos ser verdadeiramente devotos?

Contemporâneo de Santa Teresa d'Ávila, da qual foi diretor espiritual e amigo, São Pedro de Alcântara nasceu em 1499, na Espanha, e já aos 16 anos, quando entrou no convento franciscano, demonstrava profunda santidade. Convém notar, no entanto, que uma das suas grandes lutas foi contra o demônio do sono, que muito o atormentava durante a oração; porém, venceu-o Frei Pedro por uma luta heroica, de grandes jejuns e mortificações, e sem conceder ao sono mais que uma hora e meia de seu tempo. Furioso e derrotado, o demônio procurou outros meios para atormentá-lo, como os ruídos e barulhos no tão pouco tempo dedicado ao repouso. Homem de profunda oração e união com Cristo, sua vida mística ficou muitas vezes patente diante das pessoas, não por vontade sua, mas por vontade do próprio Deus, que o arrebatava às vezes em plena rua.

A notabilidade de Frei Pedro, contudo, não se limitou à Espanha, chegou ao reino de Portugal; o santo frade se tornou confessor de D. João III e transformou a corte portuguesa em exemplo de virtude, de tal forma que foram muitos os nobres que abandonaram tudo para viver na pobreza e na castidade. Compreendemos, assim, a devoção da corte de Portugal a São Pedro de Alcântara, e por que o nosso primeiro Imperador quis desde o início que o Brasil fosse colocado sob a proteção deste grande santo. Neste seu dia, portanto, peçamos a sua intercessão diante de Deus sobretudo pelos nossos governantes, para que sejam tocados pelo desejo do céu e governem em justiça e santidade o nosso país.

Material para Download

O que achou desse conteúdo?

1
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos