CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
54

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 
(Mt 6, 7-15)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.

No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina a orar com o Pai-Nosso. Nesse ensinamento, é interessante notarmos a ênfase que Jesus dá ao fato de que, quando rezamos, não precisamos usar muitas palavras, pois assim estaríamos orando como os pagãos, que tentam comover sua falsa divindade para que ela se compadeça e atenda os seus pedidos. 

Se nós, cristãos, cremos no Deus de amor, não precisamos tentar comovê-lo, pois já sabemos que Ele nos ama. Portanto, a oração cristã é uma iniciativa divina que muda o coração do homem. 

A atividade mais importante na oração cristã não é a fala, e sim a escuta. Aqui está o segredo dela. Toda oração cristã se inicia com uma fala (algo que Jesus nos ensina no Pai-Nosso), para verdadeiramente professarmos nossa fé na bondade de Deus, colocando diante Dele as nossas necessidades e pedindo pela sua graça. Porém, uma vez que Deus vem em nosso socorro, precisamos estar dispostos a ouvi-lo.

Podemos ver que a Primeira Leitura de hoje, do Livro do Profeta Isaías, diz que a Palavra de Deus, quando ela vem do Céu, não volta sem ter dado um fruto, sem ter germinado vida nova em nossos corações. Por isso, quando formos orar, precisamos pedir a Deus que ilumine o nosso coração com a Verdade.

 Algumas pessoas rezam usando, por exemplo, as Sagradas Escrituras, que é uma forma de oração onde Deus fala através da Palavra. Outras pegam livros de meditação, como a Imitação de Cristo e  a Filotéia - Introdução à Vida Devota. Logo, a pessoa vai ruminando aquelas verdades, de modo que a Palavra de Deus se acende no coração dela; e isso é o que há de mais importante na oração cristã.

Assim, quando vamos rezar, não devemos mais pedir a Deus que Ele realize nossas vontades, pois agora nós é que estamos dispostos a mudar. Esse é o modelo da oração cristã. 

Se pudéssemos resumir o Pai-Nosso deveríamos dizer, olhando para Jesus que reza no Horto das Oliveiras: “Pai, se for possível, afaste de mim este cálice, mas não seja feita a minha, mas a Vossa vontade”. Temos aqui o Pai-Nosso em uma versão curtíssima, mas que mostra exatamente em que consiste a oração cristã.

Que Deus brilhe a luz da sua Palavra em nossos corações, para que sejamos capazes de amar de volta ao Deus que nos amou.

O que achou desse conteúdo?

5
4
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos