CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
PropagandaPropaganda

Conheça os sacramentos da Igreja com o Padre Paulo Ricardo

Surpreender o mal com o bem

“Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’. Eu, porém, vos digo: ‘Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda’.”

Texto do episódio
866

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 5, 38-42)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.

Continuamos hoje vendo o Sermão da Montanha, onde Jesus pronuncia sua Palavra tão famosa: “Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’. Eu, porém, vos digo: ‘Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda’”. 

É importante entendermos que essa frase não deve ser interpretada literalmente, algo que o próprio Jesus nos mostrou com sua vida: enquanto estava sendo caluniado e condenado à morte pelos sumos sacerdotes, Ele foi esbofeteado e não ofereceu a outra face, mas disse: “Se eu disse a verdade, por que me bates?” (Jo 18, 23).

Cristo está querendo nos ensinar aquilo que São Paulo orienta na Carta aos Romanos: “Vencer o mal com o bem” (Rm 12, 21). Inspirados pelo Espírito Santo, percebemos que há um método para colocarmos em prática esse ensinamento: a surpresa da bondade. Nós precisamos ser pescadores de homens e desejar para o nosso adversário, que quer o nosso mal, o seu bem, ou seja, a sua salvação. 

Mas como desmontar uma pessoa que está na maldade? Surpreendendo-a com o bem. Em um mundo onde existe maldade, vingança, orgulho, mentira e tantos outros males, às vezes, a humilde admissão de um erro já é uma surpresa. Ora, geralmente as pessoas não esperam por uma resposta honesta e virtuosa como um pedido de perdão e um reconhecimento de culpa.

De fato, infelizmente, quando as pessoas entram em um sistema cheio de maldade e trapaça, já não conseguem mais enxergar a virtude. Nesse contexto, com a graça de Deus, podemos ser um instrumento para a salvação da pessoa, como um raio de luz num lugar onde reinavam as trevas. 

Todavia, somente conduzidos pelo Espírito Santo conseguiremos ser a “surpresa de Deus” para os homens e as mulheres que vivem tão longe d’Ele. Por isso, peçamos ao Paráclito que nos ajude a levar a todos a Palavra de Deus, como uma espada que penetra a medula, atinge a alma e converte os corações.

O que achou desse conteúdo?

8
66
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos