CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
PropagandaPropaganda

Conheça os sacramentos da Igreja com o Padre Paulo Ricardo

Conteúdo gratuito
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Inquisição

A Inquisição em seu contexto

Para entender o que foi realmente a Inquisição, é preciso que "entremos" no período histórico da Baixa Idade Média e conheçamos o contexto em que ela surgiu. Por que era necessário criar um tribunal para julgar "crimes contra a fé"? O que estava acontecendo na Europa que demandava a intervenção direta dos bispos e religiosos da Igreja?

É o que vamos responder nesta aula de nosso curso sobre a Inquisição.

231

Um remédio. – A palavra Inquisição vem do termo latino inquisitio, que quer dizer "investigação". Trata-se de uma instituição da Igreja Católica, criada para julgar católicos suspeitos de pecados contra a fé.

A Inquisição funcionou como um remédio para o "sistema imunológico" da Igreja: na linha da analogia do Apóstolo, que compara a Igreja a um corpo místico (cf. 1 Cor 12, 12s), é possível dizer que ela, como organismo, também possui um sistema de defesa. No decorrer dos tempos, esse mecanismo sempre esteve suscetível a falhas, i) seja por excesso – como acontecia nos séculos XI e XII, por conta da heresia cátara –, ii) seja por falta de ação – como acontece hoje, quando a Igreja é incapaz de identificar o seu inimigo e agir efetivamente contra ele.

Antes que os tribunais inquisitórios fossem instaurados, o "sistema imunológico" da Igreja experimentava a primeira situação: infectado por uma doença autoimune, começava a interpretar até mesmo os membros de seu corpo como inimigos e acabava destruindo-os por engano. À época, de fato, a sociedade começou a reagir contra as heresias de forma muito desordenada – com linchamentos e arruaças, por exemplo – e pessoas...

Conteúdo gratuito, inscreva-se e assista!
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos