Em meio a uma infinidade de números e estatísticas, personagens emblemáticas também foram investigadas pela Inquisição. Foram os casos de Santa Joana d'Arc († 1431), Giordano Bruno († 1600), Galileu Galilei († 1642) e do português pe. António Vieira († 1697).
A donzela de Orléans. – Joana d'Arc foi escolhida por Deus para desempenhar o papel de verdadeira protagonista na famosa Guerra dos Cem Anos (1337-1453), que se deu entre Inglaterra e França. Em questão estavam o domínio de alguns territórios gálicos e a sucessão do trono real francês.
Ainda adolescente, Joana recebe de São Miguel Arcanjo a missão de liderar as tropas dos Armagnac contra os ingleses e os Bourguignons, e de conduzir o filho de Carlos VI e legítimo herdeiro do trono à coroa real. Diante do jovem príncipe – o qual ela teria prodigiosamente reconhecido, não obstante o seu disfarce –, Joana manifesta o seu mandato divino. Depois de interrogada pelos teólogos da corte e comprovadas a sua fé e idoneidade, o Delfim francês decide confiar na donzela.
Portando armadura de soldado – que a afasta do assédio masculino e a ajuda a guardar a sua castidade –, Joana guia o exército francês até a...