Gosto de escrever sobre as Testemunhas de Jeová. Eles são uma seita perigosa, que ataca a ignorância das pessoas sobre as Escrituras e a história da Igreja. Por isso, os católicos precisam saber como refutar suas crenças errôneas e argumentos sofísticos. Precisamos ser capazes de defender a nós mesmos e a nossos entes queridos de seu falso evangelho. Então, devemos ter, pelo menos, um pouco de familiaridade com sua teologia característica e as razões pelas quais eles estão erradas.
Normalmente, quando escrevo sobre as Testemunhas de Jeová, concentro-me em sua negação da divindade de Jesus, pois essa é a crença mais conhecida deles. Muitas vezes, é a primeira coisa sobre a qual falam quando batem à sua porta. No entanto, essa é a doutrina mais óbvia, mas não a única falsa que eles ensinam. Eles também defendem uma série de outras crenças errôneas, entre as quais a negação da vida após a morte. De acordo com eles, nossas almas perdem toda a consciência quando morremos, então não existe vida após a morte como normalmente a entendemos.
Céu ou ressurreição? — À primeira vista, isso pode parecer ridículo. O ponto principal do cristianismo não é que Jesus abriu as portas do céu para nós, para que possamos ir para lá quando morrermos? Bem, sim e não. Embora essa explicação não esteja errada, ela não capta a plenitude de nossa esperança como cristãos.
Sim, acreditamos que nossa alma continua viva após a morte, mas o que normalmente pensamos como vida após a morte não é realmente nosso objetivo final. Em vez disso, como professamos todos os domingos na Missa, nosso objetivo final é “a ressurreição dos mortos”. Quando Jesus voltar, no final da história humana, os mortos ressuscitarão como Ele, e desfrutaremos da bem-aventurança eterna com nossos corpos e almas reunidos.
Se lermos as Escrituras com atenção, descobriremos que, na maioria das vezes, quando se fala sobre nossa esperança futura, quase sempre se fala sobre a ressurreição, não uma vida sem corpo no céu (e.g., 1Cor 15, 20-23; 1Ts 4, 14-16). Na verdade, é muito difícil encontrar passagens que falem sobre o que chamamos de céu, então a crença das Testemunhas de Jeová nesse assunto não é tão ridícula quanto pode parecer à primeira vista. Compreende-se o porquê de eles pensarem que a Bíblia ensina a ressurreição ao invés da vida sem corpo, e não a ressurreição junto com a vida sem corpo (antes da ressurreição).
A morte como sono. — Na verdade, existem até algumas passagens que parecem negar qualquer tipo de vida após a morte antes da ressurreição. Por exemplo, a Bíblia muitas vezes descreve a morte como “sono” (At 7, 60; 1Ts 4, 14), e há até uma passagem do Antigo Testamento que diz explicitamente que os mortos não estão cônscios de nada:
Com efeito, os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos de nada sabem. Para eles não há mais recompensa, porque sua lembrança jaz no esquecimento [...] Tudo o que tua mão encontra para fazer, faze-o com todas as tuas faculdades, pois que na região dos mortos, para onde vais, não há mais trabalho, nem ciência, nem inteligência, nem sabedoria (Ecle 9, 5.10).
À primeira vista, essas passagens parecem bastante convincentes. Se a morte é como o sono, e se os mortos “nada sabem” e “não há mais trabalho, nem ciência, nem inteligência, nem sabedoria”, então devem estar inconscientes. Caso encerrado, certo?
Problemas com os argumentos. — Não exatamente. Embora esses argumentos possam parecer fortes no início, na verdade, eles são muito frágeis. Para começar, vejamos o texto do Eclesiastes. Se o interpretarmos literalmente, também teremos de negar que alguém se lembre dos mortos (“sua lembrança jaz no esquecimento”), mas isso obviamente não é verdade. Não nos esquecemos das pessoas imediatamente quando morrem. Leva gerações para que a memória de alguém se perca e, no caso de pessoas famosas, pode levar séculos ou até milênios.
O autor do Eclesiastes sabia disso, então ele claramente não pretendia que levássemos suas palavras ao pé da letra. Em vez disso, ele estava simplesmente falando hiperbolicamente, exagerando para captar a tragédia da morte. Se ele estava fazendo isso em uma parte da passagem, é lógico que fizesse o mesmo no restante dela também. Ele não quis dizer que os mortos literalmente deixam de existir ou que literalmente não têm consciência de nada. Ele estava simplesmente exagerando para enfatizar o quão ruim realmente é a morte.
Quando nos voltamos para as passagens que descrevem a morte como sono, descobrimos que a interpretação das Testemunhas de Jeová também é incerta. Como sabemos que “dormir” não é apenas um eufemismo, como nossa expressão moderna “falecer”? Usamos esse eufemismo para amenizar um pouco a dor da morte e é perfeitamente possível que os autores bíblicos tenham feito algo semelhante. Na verdade, as Escrituras usam linguagem metafórica com bastante frequência (por exemplo, Jesus não é literalmente uma porta, apesar do que diz em Jo 10, 9), então o mero fato de elas descreverem a morte como sono é inconclusivo; ele é consistente com qualquer um desses pontos de vista. Portanto, se realmente queremos descobrir o que acontece depois da morte, precisamos examinar alguns outros textos menos ambíguos.
O bom ladrão. — Então, o que a Bíblia realmente diz que podemos esperar entre a morte e a ressurreição? É certo que não diz muito, mas se a lermos com atenção, diz mais do que o suficiente para refutar as Testemunhas de Jeová. Vamos começar provavelmente com a história mais famosa de todas as Escrituras: a crucificação de Jesus. Os Evangelhos nos dizem que Jesus foi crucificado entre dois criminosos, e um deles pediu misericórdia a Ele enquanto pendiam em suas cruzes (cf. Lc 23, 42). Em resposta, Jesus prometeu a ele: “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23, 43).
Esta é uma declaração muito simples, mas nos diz tudo o que precisamos saber. Se os mortos estão inconscientes e não podem sentir tristeza, felicidade ou qualquer outra coisa, então Jesus estava mentindo e esse homem não foi para o paraíso naquele dia. Em vez disso, ele foi dormir e, mesmo depois de 2 mil anos, Jesus ainda não cumpriu sua promessa.
Mas, sabemos que não é o caso. Jesus não era mentiroso; então, se Ele disse que aquele homem estaria com Ele no paraíso naquele mesmo dia, deve ter sido verdade. A alma desse homem deve ter ido para o que hoje chamamos de céu, e ele deve ter passado a experimentar desde então as alegrias de estar lá, com Deus.
“Com Cristo”. — Vejamos a seguir o ensino de São Paulo sobre o assunto. Como os outros autores do Novo Testamento, ele também diz muito pouco sobre o estado de nossas almas entre a morte e a ressurreição, mas há uma passagem de suas cartas que muito claramente toca nessa questão. No primeiro capítulo de Filipenses, ele diz que está dividido entre dois desejos. Por um lado, deseja permanecer vivo e ajudar as igrejas sob seus cuidados, mas, por outro, também deseja morrer “para estar com Cristo” (Fl 1, 21-24).
O significado desta passagem é difícil de entender, por isso precisamos lê-la com atenção. São Paulo não diz explicitamente que ficará consciente depois de morrer, mas essa é a única maneira de dar sentido ao que ele diz. Se não, por que ele teria um desejo intenso de morrer e estar “com Cristo”? Isso não soa como se ele esperasse ficar inconsciente até a ressurreição. Pelo contrário, ele parece acreditar em que iria para o céu e experimentaria a bem-aventurança de estar com Jesus.
A verdade sobre a vida após a morte. — Existem várias outras passagens que poderíamos examinar também, mas essas duas são o suficiente para encerrar o caso para nós [1]. O ensino claro das Escrituras é que nossa alma permanecerá desperta e consciente depois que morrermos. A Bíblia, é claro, descreve a morte como “sono”, mas isso é apenas um eufemismo, muito parecido com a nossa maneira de dizer que as pessoas “falecem”. Não se trata de uma descrição literal.
Então, também neste ponto as Testemunhas de Jeová estão erradas. Isso mostra mais uma vez como elas simplesmente distorcem a Palavra de Deus a fim de que se adeque ao seu falso evangelho.
O que achou desse conteúdo?
Outro texto usado para abonar a doutrina da Alma imortal e Mat. 10:28 "E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo." Jesus aqui, ele estava admoestando os discípulos para as perseguições pelas quais eles iriam passar, certo? Veja isso, aí nos versos 23 e 25. E quando Jesus falou essas palavras aí, no lugar que na sua Bíblia aparece a palavra alma, no texto original grego está a palavra psique. O quê que você entende que é o psique da gente? Captou? Os discípulos, eles não deveriam temer os que poderiam matar o corpo deles, mas que não tinham condições de matar o pisque, ou seja, a consciência deles. Então, o temor seria de não estarem preparados para a morte, e daí ficarem eternamente sem a oportunidade da ressureicao pra vida eterna, sentido esse, que contraria a própria doutrina da imortalidade da alma, pois aqui ta dizendo que o psique, que a gente tem, pode morrer. Então, a melhor tradução pra Mateus 10:28, seria a seguinte: “Não tenham medo dos que matam o corpo mas não podem matar a consciência (ou a mentalidade, ou o psicológico, ou o modo de pensar). Antes, tenham medo daqueles que podem destruir, eternamente, tanto o corpo como a consciência, no lugar devido para uma punição, de uma destruição, que não tenha retorno."
A Doutrina da Imortalidade da Alma não é Biblica.
Gen.2:7 "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego davida, e o o homem foi feito a ALMA VIVENTE. (Um ser vivo). Veja como é simples Deus uniu dois elementos: boneco de barro e fôlego de vida o que resultou em uma ALMA VIVENTE, ou seja, Um Ser Vivente (o Homem) e esse ser vivente e esse ser vivente só existirá através da junção desses dois elementos. Isto é: Corpo (boneco de barro) é fôlego da vida. O Homem tornou sim ALMA VIVENTE. Ele não é uma alma.
O Apóstolo Paulo confirma isso "...o primeiro Homem Adão, foi feito Alma Vivente.." I Cor. 15:45 E João abona o que Paulo escreveu: "E o segundo anjo derramou sua taça no mar que se tornou em sangue e morreu no mar toda ALMA VIVENTE. Expressões bíblicas como: "Minha alma (EU) tenho sede Justiça." "Minha alma (EU) clamo ao Senhor."
Ecl. 12:7 Eo pó volte para a terra como o era, e o espírito (fôlego de vida) volte a Deus que o deu. NA REALIDADE A DOUTRINA DA IMORTALIDADE DA ALMA É DEMONÍACA. E seu pai foi Lucifer, no Jardim do Éden; quando aconteceu a primeira sessão Espirita: Um ser espiritual (lucifer) se manifesta no corpo de uma criatura (serpente) fala através de sua boca e diz: Certamente NÃO MORRERÁS. Vemos aí duas doutrinas espíritas (encarnação e imortalidade da Alma) . Deus tinha dito para o Homem: Não coma da árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, porquê no dia em que comer MORRERÁS.
Limitam os caracteres para não serem refutado
O senhor gosta de falar sobre as TJ`s por que da visualização....so por isso. O senhor não tem nem um pingo de compromisso com a verdade, e muito triste ver como pessoas iguais a você mentem e enganam de forma descarada.... e mais triste ainda e ver pessoas simples que por ignorância (falta de conhecimento no assunto) são ludibriadas por essa raça de víboras. (Mateus 12:34)
"Russell fundou a sociedade de estudo da Bíblia que deu origem aos TJs.
Entre outras façanhas, ele dizia-se enviado por Deus, e profetizou a vinda de Cristo para 1874 e o fim do mundo para 1878. Marca de novo o fim de tudo para 1914, e o fim chega para ele em 1916. (Costa, Antonio da, Resposta às testemunhas de Jeová baseadas na Bíblia, Lisboa, Ed. Cidade do imaculado coração de Maria, 7a. ed., pag.15)
Foi condenando a retratar-se num tribunal pois afirmava sem razão que conhecia o grego e o hebraico. (já ouvi falar em perjúrio, mas esse autor fala apenas de retratação) (op. Cit, pag.16).
Foi condenando pelo Ministério da Agricultura a restituir o que ganhou a mais com a exploração do chamado "trigo milagroso". (op. Cit. pag.16)
Sua esposa pediu o divórcio pelos "maus tratos de Russel em casa, mas também pelos casos imorais com a sua empregada Rose Ball." (op. Cit. pag.16)
Para não pagar pensão à ex-mulher, "Russel transferiu a sua fortuna para a T. de Vigia..." (op. Cit., pag.16)
Por causa dessas dificuldades, os testemunhas de Jeová atualmente buscam negar que Russel tenha sido seu fundador, minimizando sua atuação:
"Some thought Russell was the faithful and wise servant; this led to creature worship" 1975 Yearbook, p.88 (Reed, David A., ed., Index of Watchtower errors, Baker Book House, pag.116).
Mas seus livros mais antigos não deixam dúvidas de que Russell foi o fundador e o profeta desse delírio: "The special messenger to the last Age of the Church was Charles T. Russell... Studies, vol. 7, p. 53” (Index of Watchtower errors, EUA, pag.116) e ainda: "The Scriptures indicate that Russell was chosen of the Lord from his birth. The two most popular messengers were Paul and Pastor Russell. Russell is the "servant" of Matthew 24:45-47. WT 11/1/1917, p.6159 (op. cit. pag. 117)
O sucessor de Russell – Rutheford - construiu uma mansão em San Diego para receber 70 patriarcas que ressuscitariam: era a casa dos príncipes! Como os patriarcas não vieram ele teve que cuidar da mansão até sua morte..."
Essa é a história do fundador da seita! O que começa errado, termina errado! Só existe uma Igreja fundada por Cristo, que é Deus! Irmãos, não envio essa mensagem com o intuito de entrar numa briga, apenas trazendo a história para conhecimento. O que quero de fato aqui é dizer que como muitos, por influência da escola, filmes, novelas e noticiários (com contribuição de sacerdotes traidores), tive uma impressão completamente errada da Igreja por boa parte da minha vida, porque só chegava até mim as coisas ruins, como se aquilo fosse o padrão e a doutrina da mesma.
Mas com a Graça de Deus, quando me converti e comecei a estudar e conhecer a Igreja de Cristo, sua história e ver que o problema não está nela e sim em muitos membros, sejam fiéis leigos ou clérigos, mas que quem segue os seus ensinamentos vive de fato para Cristo, entendi que temos que combater espiritualmente dentro (traidores) e fora da Igreja, mas jamais abandonar a barca de Pedro! Cristo parece dormir, mas na verdade está aguardando que a gente dê o nosso passo na fé!!!!
Que Deus os abençoe e que se convertam em breve.
Agora me explica,pq gosta tanto de escrever sobre os TJ? Pq a verdade deles ofusca a obra de enriquecimento do vaticano? Quando Jesus veio a terra ele não usava vestes luxuosas nem sentava em trono dourados reluzentes e ouro por todos os lados. Então essas coisas não representam Jesus.Fica aqui uma reflexão.
O que é uma seita? A American Psychological Association define uma seita como um "grupo religioso ou quase religioso caracterizado por crenças incomuns ou atípicas, isolamento do mundo exterior e uma estrutura autoritária. Fonte: BBC.com. Br.
Pois MT bem as crenças dos TJ não são incomuns. Estão de acordo com as escrituras. Os TJ não se isolam do mundo,tanto que se relacionam com seus vizinhos levando a verdade bíblica sem a achismo. O único "isolamento" é não fazer parte das práticas mundanas. E por fim não são autoritários,são MT amáveis,amigos ,uma verdadeira família. E assim como Jesus ensinou, é de extrema importância viver de acordo com a Bíblia,do contrário vira hipocrisia pregar aquilo que não se vive. E por fim faz parte quem quer e sai quem quer eles não obrigam a nada Os TJ não procuram quantidade de pessoas e sim boa qualidade de fiéis a Deus. Aliás devo mencionar Aki que as igrejas buscam igrejas cheias justamente para terem mais coletas R$. Os TJ não fazem coletas.Eu msm quando dava o dízimo na católica ,chegava um boleto na minha casa me dando a sensação de obrigação msm nos meses que eu não podia.A ajuda comunitária para a divulgação da verdade são donativos , doações daquilo que vc pode no momento não é obrigatório não e pede e da quem quer. Esses donativos são para obra Mundial pq lá todos trabalham e não dependem de salário da igreja. E mais todas a publicações e Bíblias são gratuitas. Sim,não se vende Bíblias como os católicos fazem,são todas dadas. Eu msm quando me cadastrei Aki(pq não aguentei ler tanta falta de informação, principalmente espiritual) para desfazer esses falsos ensinamentos baseados em achismos fui na msm hora direcionada para a compra de livros infantis de Fátima. Pois bem,baseado nisso podemos ver quem segue a vdd quem não.
Outra mentira que li aqui ,por falta de informação, é sobre negar Jesus. Jesus em hipótese alguma nunk foi negado. Pelo contrário Jesus é o caminho, a verdade e a vida, o único salvador e libertador e todos os anos é comemorado a sua morte pois na Bíblia jesus NÃO falou para celebrarmos seu nascimento com aniversários, jesus NÃO falou p comemorar dia de santos, não e não. Jesus ORDENOU a celebração de sua morte somente isso. E Jesus não representou isso com ramos,serragens no chão, coelhos e chocolates. Jesus representou sua morte com o pão sem fermento e o vinho, e é assim que tem q ser até os últimos dias. Mas as pessoas tem o péssimo hábito de acrescentar e inventar moda e tradições por vontade própria.
Quando Paulo falou sobre a morte e se juntar a Jesus é pq ele sabia que ele fazia parte dos 144mil que irão p céu. Quando Jesus falou q em sua casa há várias moradas e que voltaria p busca-los ele não disse isso no monte para uma multidão.Se voltarem um pouco mais no contexto verão que Ele chamou os apóstolos e falou isso direcionado a eles,pq eles fazem parte dos 144mil.
Com tantas passagens explicando sobre o sono na morte,a inconsciência dos mortos e ainda sim só vale o que vc acha desacreditando o autor que é Deus.
E muito fácil pegar uma verdade bíblica que está bem claro na Bíblia e dizer q não foi isso q o escritor quis dizer. "Ah mas ele n quis dizer isso", "Ah mas não é literal". Vc não pode mudar o que tá escrito só para convencer do que vc acha. Na Bíblia ha passagens literais e figurativas sim,mas é MT fácil distingui -las. Se toda vez vc ler algo q não vai com o que quer ,e mudar por sua vontade vira uma heresia. Não podemos basear nossa fé e sabedoria em achismo.
se na missa aos domingos prega o objetivo final q é a ressurreição quando Jesus voltar explica pq Jesus ressucitaria na todos se já estão todos vivendo no céu após a morte??? Não faz sentido essa sua explicação.
é tanta baboseira que li aqui! Eu não concordo com algumas coisas das TJ, mas a explicação que vc deu não tem sentido nenhum kkkkk católicos são pedófilos, corruptos!
E quando eles insistem em dizer que há uma vírgula na frase de Jesus? Por exemplo: “em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso.” Eles dizem que na Bíblia deles está assim. Não é fácil.
Gostaria de saber as outras passagens a que o autor se refere no final do texto 😊