Recentemente fui surpreendido com uma polêmica envolvendo um antigo áudio meu. No áudio, que circula em vários canais na internet, falo a respeito das notas e subtítulos da antiga edição da Bíblia Pastoral, publicada pela Editora Paulus em 1991.

Confesso que tive dificuldade de identificar a origem do áudio em questão. Ajudado pela minha equipe, vasculhamos o imenso material do meu site e finalmente encontramos o vídeo de uma aula do curso de Catecismo publicada em 2012 (há 12 anos atrás!).

Como se trata de material feito para os nossos alunos, o vídeo em questão não se encontra no nosso canal de YouTube. Para encontrá-lo é necessário pesquisar no site padrepauloricardo.org. Sendo assim, o conteúdo que circula na internet tem sua origem em gravações artesanais feitas pelos próprios usuários, contendo apenas o áudio.

Lamento que esse conteúdo tão antigo esteja sendo apresentado ao grande público como polêmica recente. A questão é tão antiga que, neste intervalo de tempo, a própria editora Paulus viu a necessidade da publicação de uma Nova Bíblia Pastoral em 2014.

A experiência de vida sacerdotal me levou, ao longo dos anos, a renunciar à forma polêmica com a qual tratava alguns temas. Compreendo que esse tom belicoso do passado fez com que algumas pessoas olhassem para meu apostolado com uma certa antipatia. De minha parte, asseguro que as mudanças que fiz são sinceras e que, embora possa sempre haver pontos de vista discordantes, gostaria de continuar contribuindo para um diálogo sereno, indispensável para conservarmos a comunhão na única fé dos Apóstolos.

Uma santa e abençoada Quaresma a todos!

Padre Paulo Ricardo de Azevedo Júnior

10 de fevereiro de 2024

O que achou desse conteúdo?

91
11
Mais recentes
Mais antigos


MD
Matheus Dolci
4 Jan 2025

obrigado pela nota de esclarecimento padre paulo eu sou uma pessoa neurodivergente(autista nivel 2 de suporte) e essa biblia é a unica em que as nota de rodapé não dão gatilho eu só vim agradecer mesmo padre mto obrigado eu já sabia das notas tendenciosas da antiga biblia pastoral como vc disse a nova biblia pastoral felizmente ela é mais confiavel que a antiga e tambem a unica que posso ler sem desencadiar uma crise do autismo

Responder
FM
Fernando Massariolli
6 Jun 2024
(Editado)

Ganhei um livrinho da edição pastoral e daí comprei uma bíblia completa, capa de zíper e passei a usá-la muitos anos atrás. Confesso que me incomodava os comentários e os subtítulos, principalmente quando os comparava com a edição Ave-Maria de minha esposa. Depois que soube dos comentários do Padre Paulo, emprestei o volume, fazendo a ressalva quanto as notas, e não fiz questão de toma-la de volta. Comprei em seu lugar a Bíblia de Jerusalém.

Fico satisfeito de saber que reeditaram a versão e sugiro que, em vista desta nota de esclarecimento, uma vez encontrando o vídeo ou áudio nas redes sociais, denunciemos a apropriação indevida para que seja removidos, afim de não causar mais confusões.

Penso que, como assinantes do site, não podemos tomar conteúdos exclusivos para alunos e divulgá-los abertamente, tendo em vista que certos conteúdos são de católicos para católicos.

Salve Maria 

Responder
MB
Maria Borges
3 Jun 2024

Agradecida por esse comentário!! Sempre importante ver a humildade de quem realiza um apostolado serio !! Deus lhe pague !!

Responder
DR
Daniel Rosa
31 Mai 2024

Confio no Pe Paulo. O que quer que ele tenha falado desta edição, deve ter sido necessário para alertar os alunos. 

Responder
EJ
Einstein Júnior
26 Fev 2024

Acho q é esse o áudio comentado 

https://m.youtube.com/watch?v=bY4rxg4hn90

Responder
GM
Guacira Menezes
19 Fev 2024

Sou discípula de Padre Paulo, conheço a verdade, O que foi  dito por ele tenho certeza que foi pra melhor, O mundo julga as pessoas desejando que elas se tornem o que elas querem. Não vi o canal e nem quero ver 🫣 Sou discípula da verdade é nele que eu quero crer. Ahh Internet!!! Castelo de vento que chega em todo lugar.🤔

Responder
RR
Renan Reis
19 Fev 2024
(Editado)

Não existe comunhão com a fé apostólica com alguém que vive na heresia. O único dialogo que devemos ter com essa gente é para converte-los. Não existe pontos de vista discordantes quando se trata da fé. Ou você crê em tudo o que ensina a Santa Igreja, ou não crê. Se tal editora faz livros tendenciosos e não só uma bíblia, então deve ser denunciado sim. Sem xingamentos e nem ofensas, mas o que é errado é errado. Não se barganha com heresia alguma, ou mesmo com o demônio. Se continuarmos assim, então começaremos a perseguir quem vive em estado de graça e veremos os Santos da Igreja como loucos. Contudo, se tal editora parou com a sua tendência ideológica e herética é motivo de alivio, se parou!!!

Responder
ER
Elenir Rocha
15 Fev 2024

Como um bom discípulo de São João Paulo ll, Pe. Paulo Ricardo precisa saber quando avançar e quando recuar. Sua cabeça vale muito. O Sr. ajudou e ajuda muitos fiéis a voltar pra verdade de Cristo. Deus os abençoe!!

Responder
IC
Ivo Carvalho
14 Fev 2024

Sua benção Pe Paulo Ricardo. Acredito que os que lhe atacam aqui não participaram do Studiositas e não assistiram essas valiosas aulas. Realmente precisamos estudar. Sabiamente o senhor mudou a estratégia, que é silenciosa porém muito mais esclarecedora. A guerra espiritual só avança sobre os filhos de Deus. 

Responder
VM
Virgínia Monteiro
14 Fev 2024
(Editado)

Sua benção, Pe Paulo

Descobri hoje casualmente o  video em questão em um canal” Controvérsias Católicas “ ( o qual não conhecia e não pretendo retornar) e fiquei indignada com o conteúdo . A interpretação que o cidadão faz da nota de esclarecimento do Pe Paulo é enviesada e inveridica, além de usar artifícios chamativos na chamada do video .Só deixei meu comentário lá,pois notei que ele estava sugestionando muitas pessoas. Mas é melhor não dar atenção mesmo. Que o Deus proteja e a toda sua equipe .

1
Responder
MB
Maria Barbosa
14 Fev 2024

Sou sua filha espiritual. Não perca tempo dando respostas a quem não busca a verdade. Até Jesus se calou quando lhe perguntaram o que é a verdade… E não se explica ou julga o passado com argumentos presentes.

Responder
FB
Fábio Bonk
13 Fev 2024
(Editado)

Por um lado, o carinha do vídeo é um iniciante caçando likes. Não sejam bobos. Por outro, o padre cansou dessa linha de abordagem. Isso não quer dizer que ele mudou a forma de pensar. Só deixou o trabalho pesado e belicoso para outros. Está mais focado na busca da santidade dele e do Brasil.

O Pe. está na mira de muita gente grande! Ele mudou o Brasil e, por causa disso, tentam achar "detalhes" para polemizar e atacar um padre. 

Responder
MC
Marinete Carvalho
13 Fev 2024

Que decepção padre! Já pensou se os mártires resolvessem mudar de opinião para não ser "antipatizados" pelos romanos? Como o senhor mesmo pregava, que adianta agradar o mundo e negar a Cristo? O morno é vomitado, diz a Bíblia. Que pena que o senhor afrouxou, diante das pressões. Só nos resta rezar mais e mais pelo clero. 

7
Responder
TA
Thiago Antônio
13 Fev 2024

Padre, peço que a orientação respeitosa continue, senão ficaremos sem alerta e a ignorância de coisas santas não é bom para as almas.

Se a edição citada, de 2012, tinha problemas, esse é um dado.

Assim: 1) Não houve tom polêmico no áudio que estão divulgando, o que o próprio padre não confessa; 2) A edição de 2014 corrigiu os erros?

Persevere por nós! Não pouparam Nosso Senhor, mas Jesus esclareceu: "Se não respondi bem, dizes em que; se respondi certo, por que me bates?" 

1
Responder
FM
Flavia Mezquita
12 Fev 2024

benca padre Paulo Deus ta com o sr.

Responder
TB
Telma Barros
12 Fev 2024

Pe Paulo Ricardo,

Fico espantada como o mundo está se tornando cada vez mais difícil!

Pessoas, ficam debruçadas e horas a fio diante de um texto ou vídeo para ver onde podem pegar algum deslize ou algo que possa ter uma outra interpretação daquilo que está no contexto, ao invés de poder aproveitar e aprender algo da religião católica tão linda e cheia de exemplos de vida pura e bela!

Quanto mais escuto seus cursos mais tenho vontade de ver o próximo, pq eles vão enriquecendo nossa vida e vamos aprendendo como agradar e ganhar graças ao nosso Deus!

 Parabéns pe Paulo Ricardo pelo seu site e por sua sabedoria e poder nos ensinar como chegar a vida eterna na glória de Deus!

Responder