CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
653

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo 3, 13-17)

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.
Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.

Celebramos hoje, com muita alegria, a Festa da Exaltação da Santa Cruz, em que comemoramos o fato de que o amor de Deus, manifestado no madeiro sagrado, é como um farol que nos impele a mudar a nossa vida. 

No Evangelho de hoje, Jesus diz para Nicodemos que é necessário que Ele seja elevado. Aqui, não se trata de sua subida aos céus, a Ascensão, pois nela Cristo se elevará com suas próprias forças; mas, sim, a sua “assunção”, ou seja, quando Jesus será elevado no madeiro. E é exatamente neste momento que a Cruz se erguerá, exaltada como um grande farol. 

Todos os seres humanos de todos os tempos, povos e culturas têm o dever de amar a Deus. Contudo, São Bernardo recorda que os cristãos possuem uma facilidade de se dedicar à reflexão racional e pensar o quanto devem a Deus, porque Ele nos criou e nos deu a vida, os dons, os talentos, entre tantas outras dádivas divinas que recebemos continuamente. Com a luz natural da razão, somos capazes de admitir algo que é dever de todas as pessoas: ser grato a Deus e, por isso, amá-lo. 

A luz sobrenatural da graça, que emana da Cruz de Cristo — onde Ele nos amou manifestou de forma histórica e real — também nos leva a amar a Deus. Os pagãos podem deduzir o amor de Deus pela luz natural da razão. Nós, que cremos em Jesus Cristo, ao olhar para a sua Cruz, enxergamos algo que só pode ser visto pela luz sobrenatural da fé. 

Se formos olhar humanamente a crucificação de Cristo, veremos o espetáculo horroroso de um homem completamente desfigurado e ensanguentado, pregado na Cruz. Entretanto, pela fé, podemos enxergar o invisível e saber que, por trás daquele crime hediondo, existe um amor supremo, que se irradia. 

Deus enviou o seu Filho para crermos no seu amor. Na Cruz, não estava um homem abandonado por Deus, mas Deus abandonado por nós. Portanto, uma vez que nós temos fé e enxergamos a luz sobrenatural que emana da Cruz de Cristo, como não nos sentirmos atraídos? Eis a Cruz exaltada como farol, e nós, que desejamos a vitória, iremos segui-la, com o coração cheio de gratidão e amor.

O que achou desse conteúdo?

6
53
Mais recentes
Mais antigos


RC
Robson Cola
16 Set 2024

A vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, além de abrir a possibilidade da vida eterna para aqueles que o seguirem, mudou também o mundo, no aspecto material! Comparem como era o mundo pagão, com as civilizações que se cristianizaram! Em várias dessas sociedades havia sacrifícios humanos! Inclusive entre algumas tribos no Brasil!

Responder
DP
Deuzélia Pires
15 Set 2024

Obrigada Senhor porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo 🙏 🙏 🙏 

Responder
VS
Valdonio Sales
15 Set 2024

Com a luz natural da razão, somos capazes de admitir algo que é dever de todas as pessoas: ser grato a Deus e, por isso, amá-lo. 

Responder
VS
Valdonio Sales
15 Set 2024

Celebramos hoje, com muita alegria, a Festa da Exaltação da Santa Cruz, em que comemoramos o fato de que o amor de Deus, manifestado no madeiro sagrado, é como um farol que nos impele a mudar a nossa vida. 

Responder
GF
Geraldo Filho
14 Set 2024

Nós vos adoramos ó Cristo e vos bendizemos, pois nos amastes infinitamente até o fim na Santa Cruz vitoriosa!  Vitória, Tu reinarás e nos salvarás!

Responder
ÁL
Álerson Lima
14 Set 2024

Amém!

Responder
Texto do episódio
Comentários dos alunos