CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo 3, 31-36)

“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida. O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.

O PAI DEU O FILHO, E O FILHO SE ENTREGOU PELO MUNDO [1] — Ponto 1. — “De tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único” (Jo 3, 16). Quem amou? Deus. A quem amou? A ti. Como provou seu amor? Dando o próprio Filho, em quem pôs todo o seu bem-querer. Por quem o deu? Por ti, pecador rebelde. Quão pouco dás a Deus! Envergonha-te. Por que não te despes do apego às criaturas e a ti mesmo e te entregas a quem por ti deu o próprio Filho? Pensa bem na obrigação que tens de o fazer.

Ponto 2. — “Eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gl 2, 20). Amou-me, mesmo sabendo que lhe seria ingrato, opondo-me a seus desígnios. Mas, em sinal de infinito amor, entregou-se por mim quem toda razão tinha para negar-se a mim. Que farás tu por amor a Ele? Acaso pensas que te hás de salvar enquanto persistires na tua obstinação e infidelidade? Entrega-te todo a quem por ti se entregou por inteiro. Crê naquele que se deu para dar-te fé, e tudo se negou para dar-te o céu, desde que sejas fiel:  “Aquele que rejeita o Filho não verá a vida” (Jo 3, 36).

Ponto 3. — “Sendo Ele de condição divina, aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo” (Fp 2, 6s). A que ponto se aniquilou aquele que por ti se entregou? Reduziu-se à pobreza, expôs-se ao ridículo, entregou-se ao suplício, atravessou o vale da sombra da morte. Tudo isto, fê-lo suportável o amor, e amor de ti. Não o amas, portanto, se foges a estas provas de amor. Enfrenta-as com coragem, se queres testemunhar tua caridade.

Referências

  1. Tradução adaptada de Nicolaus von Avancini, Vita et doctrina Jesu Christi, apud Joannem Blaeu, & viduam Alex. Harttung, 1673, p. 10.
Material para Download
Texto do episódioMaterial para downloadComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.