CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

A razão pela qual devemos nos alegrar

“Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no Céu.”

Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 
(Lc 10, 17-24)

Naquele tempo, os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”. Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.

No Evangelho de hoje, Jesus recebe de volta os setenta e dois discípulos que Ele mandou como missionários. Eles contam, exultantes, que até os demônios obedecem-nos por causa de seu Nome, e Jesus responde dizendo que viu Satanás cair do Céu como um relâmpago, prevendo assim o que aconteceria plenamente com sua vitória na Cruz.

No entanto, depois dessa resposta, surge um contraste, pois Nosso Senhor, ao mesmo tempo em que lhes dá o poder de pisar em cima de toda força do inimigo, também diz para não se alegrarem com isso. 

Primeiro, precisamos compreender que o poder que aqueles que têm fé e são batizados recebem sobre a realidade infernal vem de Jesus, e não de si mesmos. Nosso Senhor, porém, pede para eles não se alegrarem com esse dom, mas, sim, com algo muito maior que a simples vitória sobre Satanás, o fato de que nós veremos a Deus face a face: “Antes, ficai alegres porque os vossos nomes estão escritos no Céu”. (Lc 10, 17-21)

Logo, quase que interiormente obedecendo àquilo que Ele mesmo disse, Jesus exulta no Espírito Santo e se alegra, dizendo: “Eu te louvo, Pai, Senhor do Céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos” (Lc 10, 17-22). Eis o contraste entre Satanás — que, em sua soberba, caiu do Céu como um raio e nunca mais verá a Deus — e nós, pequenos e miseráveis — que somos chamados a estar no Céu junto de Deus. 

Foi por pura inveja que Satanás fez os nossos primeiros pais pecarem e é, por isso, que ele e seus demônios querem nos levar para o Inferno. Mas se mantivermos os olhos fixos em nossa vocação verdadeira e na visão beatífica que nos espera no Céu — que só alcançaremos com um progresso na vida de santidade —, nada neste mundo será capaz de nos perturbar.

Façamos a seguinte comparação: se temos a certeza de que o sol brilha lá em cima no céu, nenhuma nuvem, tempestade, raio, vendaval ou dilúvio poderá abalar essa verdade que brilha em nosso interior. Ora, vivemos constantemente uma luta terrível contra os demônios, mas sabemos que, lá no Céu, existe algo luminoso que não é atingido por nada deste mundo: a felicidade do Céu, que não é diminuída nem chamuscada por nossas lutas. Como diz São Paulo: “Quem nos separará do amor que Deus revelou em Cristo Jesus?” (Rm 8, 35). Nem a morte, a dor, a pobreza, a perseguição e Satanás com todos os seus demônios serão capazes de nos separar desse amor e dessa vocação. Por isso, alegremo-nos e exultemos; pois os nossos nomes estão escritos no Céu.

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos