CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
124

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos 
(Mc 16, 9-15)

Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar.

Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

No Evangelho de hoje, São Marcos faz um resumo das aparições de Jesus. Primeiro, ele menciona a aparição às mulheres, recordando a principal entre elas: Maria Madalena. Ela é enviada para anunciar a notícia de que Jesus ressuscitou. Levar uma mensagem, em grego, é aggelizo, que significa ser um anjo, um mensageiro. Portanto, Maria Madalena, da qual Jesus expulsou sete demônios, torna-se agora um anjo mensageiro, uma emissária da boa notícia da Ressurreição. 

Essa é a grande transformação que Nosso Senhor quer realizar em nós. Todos nós, antes da morte de Cristo na Cruz, éramos escravos de Satanás. Jesus, então, vence Satanás na Sexta-feira Santa, e com o seu Sangue nos salva. Por isso, precisamos com Ele “ressuscitar para uma nova vida”. Tendo sido libertos da escravidão, estamos livres para anunciar o amor de Deus por nós, mesmo que esse anúncio seja inicialmente rejeitado, como foi o de Maria Madalena.

São Marcos, depois, fala da aparição aos dois discípulos de Emaús e aos Onze Apóstolos, onde Ele repreende-os pela falta de fé. Mas, novamente, Cristo os envia: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16, 15).

Já estamos concluindo a Oitava de Páscoa, mas, mesmo assim, precisamos manter acesa em nosso coração a chama da fé, a certeza de que Cristo Ressuscitado nos impele a anunciar a Boa Nova. São Paulo tem uma expressão que fala desta urgência: “Caritas Christi urget nos”, “O amor de Cristo nos impele” (2 Cor 5, 14). 

Quantos tormentos São Paulo teve de passar: ele sofreu apedrejamento, varadas, flagelos, e correu muitos perigos, como os naufrágios. Qualquer um de nós que tivesse passado por um pouco do sofrimento pelo qual esse Apóstolo passou ficaria traumatizado e precisaria de tratamento psiquiátrico. No entanto, o amor de Cristo atingiu-o, alcançou-o, e ele pode anunciar o Evangelho com ímpeto e determinação. 

O amor de Cristo alcançou Madalena, antes escrava do demônio, agora é portadora da Boa-nova. O amor de Cristo atingiu os Apóstolos, antes céticos e medrosos, agora corajosos anunciadores, dispostos a derramar o próprio sangue por Cristo. Jesus quer realizar em nós essas transformações fantásticas. Mesmo que tenhamos sido escravos do pecado, Ele quer que nos encontremos com o seu amor, que nos impele e nos leva a evangelizar.

O que achou desse conteúdo?

1
24
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos