CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 4, 38-44)

Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los.

Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava. De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias.

Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de as deixar. Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa-Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. E pregava nas sinagogas da Judeia.

O comportamento que adota hoje o Senhor no Evangelho é sinal do que Ele costuma fazer na vida espiritual de todos os fiéis. Primeiro, atrai o homem de mil maneiras, deixando-o aproximar-se de sua doce e suave presença: “Todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus”. Depois, conquista-lhe a vontade e a confiança, colmando-o de graças e, não raro, de consolações sensíveis: “Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava”. Por fim, toma uma prudente e medicinal “distância”: “Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto”, para que o homem, uma vez encontrado por Ele, se esforce agora por buscá-lo sem descanso, provando assim a pureza do seu amor e a retidão de suas intenções: “As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de as deixar”. Assim sucede com cada um de nós. Por meio de variadíssimas graças atuais, Deus nos atrai para junto de si e nos vai introduzindo pouco a pouco na sua intimidade. Com o passar do tempo, porém, Ele parece afastar-se de nós, não porque deixe realmente de estar conosco, mas para que nós aprendamos e queiramos estar com Ele, mesmo que privados daquelas graças visíveis ou sensíveis que sentíramos inicialmente, quando dávamos ainda os primeiros passos na fé. Não devemos, pois, desanimar se a nossa vida de oração, se a nossa participação na Liturgia, se a nossa comunhão parece esfriar-se nem produzir o mesmo gosto que dantes: ainda que por um momento não se faça sentir, Deus não nos há de desamparar, porque é nestes momentos que com mais graças Ele nos quer fortalecer para o buscarmos com um amor mais puro, com um ânimo mais sereno, a fim de se tornarem mais firmes, estreitos e sinceros os laços da amizade que Ele bondosamente nos oferece. Que a tristeza não nos abata, que a acídia não se apodere do nosso coração: Jesus pode parecer longe, num lugar deserto, mas é em meio à aridez que Ele quer ser buscado, a fim de nos levar um dia para as delícias do paraíso.

Material para Download
Texto do episódioMaterial para downloadComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.