CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Participe do nosso aniversário!

  • O aniversário é nosso, mas o presente é seu. Confira as ofertas:
  • Inscreva-se com 40% de desconto no plano anual;
  • Oportunidade de assinatura vitalícia. Um único pagamento para estudar conosco para sempre.
Assine agora
Texto do episódio
545

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 
(Jo 14, 6-14)

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.

Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.

Celebramos hoje, com muita alegria, a festa de São Tiago Menor e São Filipe. Trata-se de dois Apóstolos que não possuem uma ligação entre si, mas estão enterrados no mesmo lugar, ou seja, as relíquias deles estão na Basílica dos Doze Apóstolos, em Roma. O itinerário das relíquias foi um pouco conturbado, porque os dois morreram em lugares diferentes, mas, depois, elas foram transferidas para Constantinopla e de lá vieram para Roma.

São Tiago, que era filho de Alfeu e de Maria de Cleófas (um casal que tinha parentesco com Cristo), é chamado na Carta de São Paulo aos Gálatas de “irmão de Jesus”, justamente porque a palavra “irmão”, no contexto semítico, referia-se a qualquer forma de parentesco [1].

Pois bem, o Apóstolo Tiago foi também bispo de Jerusalém, onde sofreu o martírio, sendo o primeiro dos Apóstolos a derramar seu sangue na Cidade Santa.

Quanto a Filipe, foi um Apóstolo que evangelizou a região atual da Turquia. Conta uma tradição que ele levava suas filhas, virgens consagradas, no seu itinerário de evangelização. Esse santo acabou sendo martirizado na cidade de Hierápolis, e, no lugar onde foi enterrado, houve uma grande peregrinação. Depois, os seus restos mortais foram levados para Constantinopla quando a Península Anatólia foi sendo invadida pelo Império Otomano. 

Assim, tanto os restos mortais de São Tiago, lá de Jerusalém, como os restos mortais de São Filipe foram transferidos para Constantinopla e, após a queda dessa cidade, Roma recebeu essas relíquias. Por isso, veneramos esses dois Apóstolos no mesmo dia. O dia originário era 1º de maio, porque era o dia da Dedicação da Basílica dos Doze Apóstolos em Roma, mas, devido à memória de São José Operário, o calendário litúrgico atual transferiu essa festa para o dia 3 de maio. 

Coloquemo-nos, pois, diante de Deus, renovando a nossa fé apostólica e pedindo a Deus a graça de também nós sermos mártires pela fé, estando dispostos a derramar nosso sangue por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Notas

  1. Muitas pessoas questionam por que a Igreja Católica diz que Nossa Senhora é “sempre Virgem” se o Evangelho falava dos “irmãos de Jesus”. Contudo, nesse caso, a palavra “irmão” foi usada referindo-se a um parentesco amplo, assim como foi empregada para dizer que Tiago era parente, provavelmente primo, de Jesus.

O que achou desse conteúdo?

5
45
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos