CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
665

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
(Mc 9, 30-37)

Naquele tempo, Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis pelo caminho?” Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: “Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas aquele que me enviou”.

No Evangelho de hoje, Jesus anuncia sua Paixão pela segunda vez, como é mencionado nos três Evangelhos sinóticos, Mateus, Marcos e Lucas. 

Jesus fez de tudo para que seus discípulos o descobrissem pela fé e vivessem a experiência de reconhecer quem Ele é. Quando, finalmente, Pedro professou a fé, Cristo disse: “Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne nem sangue quem te revelou isso, mas meu Pai, que está nos céus” (Mt 16, 17). No entanto, a fé de Pedro ainda não era profunda o suficiente, por isso ele não compreendeu o primeiro anúncio da Paixão. Depois, Jesus tentou fazer com que seus discípulos dessem o passo na fé, levando Pedro, Tiago e João até o monte Tabor e ali realizando sua Transfiguração; mas novamente eles não entenderam o significado da Cruz. Então, Jesus saiu do monte Tabor e exorcizou um menino epilético. Já no Evangelho de hoje, vemos que Ele estava atravessando a Galileia com seus Apóstolos quando anunciou pela segunda vez a sua Paixão. 

Ao chegarem a Cafarnaum depois de cansativa viagem, Jesus perguntou aos discípulos: “Que discutíeis pelo caminho?” (Mc 9, 33s). Eles ficaram calados, porque tinham discutido quem era o maior. Nosso Senhor, então, responde de forma surpreendente. Ele não diz: “Não queiras ser o primeiro”, mas: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos” (Mc 9, 35). 

Essa frase representa o caminho que Ele seguiu. Jesus é Deus que se fez homem, mas Ele veio para ocupar o último lugar, servindo a todos e derramando o seu Sangue precioso para lavar em nós o que havia de mais sujo, o pecado. Sem dúvida, a suprema humildade foi a de Cristo: “O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mc 10, 45), “por isso, Deus o exaltou à mais alta posição e deu-lhe o nome que está acima de todo nome” (Fl 2, 9). 

Abaixo de Jesus, vem a pessoa humana mais gloriosa, a Virgem Maria. Mas como ela chegou a esse lugar de tanta honra e distinção, de tanta glória no Céu? Sendo a mais humilde serva do Senhor. E quem ocupa o último lugar no fundo do abismo do Inferno? Satanás, porque foi o mais soberbo. 

Desse modo, Jesus nos ensina que o caminho do Céu é a humildade: “Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado” (Mt 23, 12). Ele fez isso não somente ensinando aos seus discípulos que eles precisavam se rebaixar, mas tentando fazer com que eles enxergassem o motivo por que Ele mesmo iria se rebaixar até a morte. Esse ato de fé é difícil de alcançar, mas Jesus não desiste de nós. Ele continuará nos ensinando as luzes de Deus para que tenhamos cada vez mais fé e não nos escandalizemos diante do seu sofrimento e de sua morte, pois o caminho da glória sempre passa pela Cruz.

O que achou desse conteúdo?

6
65
Mais recentes
Mais antigos


RC
Robson Cola
26 Fev 2025

" Aquele que serve a todos!". Acredito que seja uma pregação da CARIDADE! Uma gigantesca virtude, que TODOS deveriam praticar neste mundo!

Responder
VS
Valdonio Sales
25 Fev 2025

Desse modo, Jesus nos ensina que o caminho do Céu é a humildade: “Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado” (Mt 23, 12). Ele fez isso não somente ensinando aos seus discípulos que eles precisavam se rebaixar, mas tentando fazer com que eles enxergassem o motivo por que Ele mesmo iria se rebaixar até a morte. Esse ato de fé é difícil de alcançar, mas Jesus não desiste de nós. Ele continuará nos ensinando as luzes de Deus para que tenhamos cada vez mais fé e não nos escandalizemos diante do seu sofrimento e de sua morte, pois o caminho da glória sempre passa pela Cruz.

Responder
EF
Edna Fontes
25 Fev 2025

"O caminho da glória sempre passa pela Cruz"  ... que o Senhor nos fortaleça e nos dê  a humildade necessária para aceitarmos os sofrimentos e entender que, sem revolta e sem murmurações,  alcançaremos a glória e veremos a Deus face a face.

Responder
GF
Geraldo Filho
25 Fev 2025

Humilhou-Se até à morte de cruz.  Dai-nos, Senhor, humildade para, em todos, Vos servir .

Responder
LF
Luiz Ferraz
25 Fev 2025

🙏🏼

Responder
ÁL
Álerson Lima
25 Fev 2025

Amém!

Responder
Texto do episódio
Comentários dos alunos