CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

1162. Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida

Só Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida: o único Caminho por que se chega ao Pai; a única Verdade que nos pode iluminar e aquietar os anseios do nosso coração; e a única Vida que pode pôr fim à morte que a todos nos aterroriza.

Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo 14, 1-6)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.

Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

Encontramo-nos no capítulo 14 do Evangelho segundo S. João, em que o discípulo amado nos leva para dentro do Cenáculo e começa a narrar a Última Ceia, e é neste ambiente que nos moveremos até a conclusão do Tempo Pascal com a solenidade de Pentecostes. Hoje, reunido com seus amigos antes de ser preso e entregar-se à morte, Nosso Senhor deles se despede, causando-lhes não pouca confusão; e, para os consolar, não encobre a verdade do que lhe espera no Calvário, senão que a reforça ainda mais, porque a Paixão que dentro em pouco eles hão-de presenciar escandalizados será, no fundo, o maior bem que irão receber. Por isso, “não se perturbe o vosso coração. Tendes em Deus, tendes em mim também”. Cristo não ameniza a realidade com palavras de ingênuo otimismo: Ele sabe que deve morrer, e por mais difícil que seja isto para a compreensão dos Apóstolos, se eles tiverem , isto é, se aceitarem, obedientes, a verdade que lhes prega Cristo, então nada terão que temer. Quem tem fé tem, por isso mesmo, a garantia firme de estar na verdade, de que estes céus e esta terra que ora nos cobrem e ora nos contêm hão-de passar, mas as palavras de Cristo não hão-de passar jamais. “Tendes fé”, quer dizer, olhai com olhar sobrenatural para as realidades que vos circundam, e sabei sem margem a dúvidas que nada escapa à Providência de Deus; não há males de que Ele não possa extrair bens maiores, não há sofrimento que Ele não possa converter em alegria, não há calamidade que, por pior que nos pareça, Ele não faça concorrer em favor dos que o amam e servem. Mas, para sabermos tudo isso, a condição é que tenhamos fé, que tenhamos os olhos bem abertos para a verdade tal como ela se nos apresenta, sem diminuí-la nem alterá-la. Sigamos pois confiantes aquele único Caminho que, sendo a Verdade sólida sobre a qual deve estar fundada a nossa vida, pode nos levar à Vida verdadeira, à Vida que Deus já nos concede aqui, oculta e invisível no coração de nossas almas, mas que se há-de manifestar, luminosa e pura, na glória do céu.

Material para Download
Texto do episódioMaterial para downloadComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.