CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

624. Memória de Santo Agostinho

Hoje, celebramos a memória de Santo Agostinho, Bispo e Doutor da Igreja cujos ensinamentos influenciaram, de modo decisivo, o aprofundamento da doutrina cristã ao longo dos séculos que se lhe seguiram.

Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt
23, 13-22)

Naquele tempo, disse Jesus: "Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais, nem deixais entrar aqueles que o desejam. Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós.

Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: 'Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!' Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? Vós dizeis também: 'Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!'

Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado".

Hoje, celebramos a memória de Santo Agostinho, Bispo e Doutor da Igreja cujos ensinamentos influenciaram, de modo decisivo, o aprofundamento da doutrina cristã ao longo dos séculos que se lhe seguiram. Mais porém do que seu pensamento, que, ao lado do de São Paulo e Santo Tomás de Aquino, é um dos pilares da teologia católica, é o seu testemunho de vida e conversão que mais nos deve causar admiração. Profundo conhecedor da arte retórica, Agostinho foi um dos mais brilhantes oradores de seu tempo; poderíamos dizer, para usar uma linguagem atual, que o futuro Bispo de Hipona foi, em seus anos de juventude, um "profissional do marketing", um especialista em construir e vender aparentes "verdades". Vazados em estilo elegante e persuasivo, seus escritos e discursos eram capazes de arrastar qualquer ouvinte, convencendo-o até mesmo das mais falsas idéias.

A leitura de Hortêncio, no entanto, uma obra de Cícero cujo manuscrito se perdeu, significou para ele uma primeira conversão — conversão à necessidade de buscar, não aparências e palavras bem arranjadas, mas a verdade profunda das coisas. E foi justamente esta busca incansável da verdade, desta "imortalidade que vem da sabedoria" (Conf. III, 4, 7), que o levou à fé no Cristo, vivo e ressuscitado, a reconhecer, enfim, que a Verdade, com maiúscula, não é senão uma Pessoa, que nos exorta por boca do Apóstolo: "Despojemo-nos das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. Comportemo-nos honestamente, como em pleno dia" (Rm 13, 12). Que o exemplo de Santo Agostinho, sob cujo patrocínio hoje nos colocamos, inspire-nos a deixar de uma vez para sempre as orgias e bebedeiras, as desonestidades e dissoluções, as contendas e os ciúmes, a fim de revestir-nos, como filhos da luz, de Nosso Senhor Jesus Cristo (cf. Rm 13, 13s).

Download do Material
Texto do episódioDownload do áudio e textoComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.