CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 11, 29-32)

Naquele tempo, quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.
No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

No Evangelho de hoje, Jesus diz que nossa geração é má e que, embora fique em busca de um sinal, nenhum sinal lhe será dado, a não ser o de Jonas.

Deus quer dar sinais e falar ao nosso coração a todo momento, mas nós, como uma Marta inquieta e agitada, não ouvimos a sua doce voz. E isso já ocorria com o povo de Israel no Antigo Testamento; por isso, Deus enviou o seu Filho a este mundo para que, com seu amor e prodígios extraordinários, além de sua Paixão, Morte e Ressurreição, Cristo fosse um sinal externo do que o Senhor está querendo nos dizer.

Ora, é mais do que justo, portanto, a indignação de Jesus com aquele povo e conosco, pois Ele é o sinal de Deus que se fez carne, mas ninguém enxerga isso ou, pior, procuram uma desculpa para não crer, dizendo que o poder de Cristo não é sobrenatural — não vem de Deus —, mas preternatural — vem do demônio. Deus fala dentro de nós e nos dá sinais para que estejamos atentos ao que Ele está dizendo; no entanto, quando não queremos crer, nenhum sinal é suficiente. 

Mas, o que Jesus quis dizer ao falar que apenas o sinal de Jonas nos seria dado? Bem, primeiro devemos compreender que Jonas era um profeta desajeitado, que não queria pregar para Nínive. Assim, quando chegou à cidade, que levava cerca de três dias para ser percorrida, ele pregou por apenas um dia e foi embora, sem se importar com sua destruição. No entanto, apesar da pregação tão frágil de Jonas, os ninivitas, maravilhosamente, ouviram a voz interior e fizeram penitência, vestindo-se de sacos e cobrindo-se de cinzas, pois entenderam o quanto Deus os amava e queria poupá-los de uma catástrofe. 

Desse modo percebemos que é somente no encontro do nosso coração com o de Cristo que se realiza a fé. Nenhum coração amoroso será sinal para nós se não quisermos nos encontrar com nosso próprio coração e com a voz de Deus que nos fala interiormente, chamando-nos ao amor. Portanto, deixemos de lado as nossas agitações de Marta e a nossa incredulidade de fariseus, a fim de abraçar o Verbo que se fez carne, porque Ele é o eloquente sinal de Deus para nossas vidas.

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos