CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
761

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 19, 23-30)

Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: "Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus". Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: "Então, quem pode ser salvo?". Jesus olhou para eles e disse: "Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível".
Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: "Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que haveremos de receber?". Jesus respondeu: "Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros".

Celebramos hoje, com grande alegria, a memória de São Bernardo de Claraval, conhecido como Doutor Melífluo por causa dos seus escritos, que exalavam tanta doçura que pareciam jorrar mel. Ele também é considerado um Padre da Igreja tardio — apesar de ser do século XII — devido ao seu estilo cativante que levava as pessoas para Deus. 

Bernardo nasceu em uma família nobre e foi educado no conhecimento básico da época, o Trivium e o Quadrivium. Ele se destacava bastante nos estudos, mostrando que era uma pessoa intelectualmente preparada. Contudo, com a morte de sua mãe, Bernardo começou a pensar e lutar internamente, querendo se dedicar mais a Deus. Tinha constantemente grandes lutas para manter a castidade na sua juventude, como mostra o episódio em que ele se jogou na água fria, gélida, durante o inverno para vencer as tentações. 

Já progredido no seu amor a Cristo, ele resolveu entrar em um mosteiro, mas não naqueles que eram mais ricos e cheios de tradição na época, como os Beneditinos e o Mosteiro da Federação de Cluny, e sim no Mosteiro de Cîteaux, uma abadia cisterciense, que buscava uma vivência mais rigorosa da Regra de São Bento. 

Esse mosteiro estava para fechar as portas, tão poucas eram as vocações devido à peste, que causou a morte de muitos monges, e o fato de a reforma não ser muito conhecida. Bernardo, entretanto, decidiu entrar naquela austeridade e pobreza. 

Seus familiares, ao saberem da decisão dele, opuseram-se fortemente e foram ao mosteiro para arrancá-lo dali. No entanto, algo prodigioso aconteceu: Bernardo não somente convenceu sua família e seus amigos de que ele deveria permanecer no mosteiro, mas também conseguiu fazer com que seus quatro irmãos de sangue e vinte e cinco amigos entrassem na abadia para se dedicar a Deus. Logo, a partir desse testemunho grandioso, começaram a surgir muitas vocações, com a vontade de unir-se a Deus e estar com Ele.

Essa é a realidade do amor de Cristo, que não somente atrai a alma daquele que se vê cativado por esse amor, mas também se difunde espalhando-se para outras pessoas. É difícil fazer uma síntese da grande vida de São Bernardo, cheia de feitos heroicos e grandiosos, mas é maravilhoso recordarmos que um jovem de apenas 22 anos fez com que mais de 700 pessoas se entusiasmassem e se apaixonassem por Cristo a tal ponto que, após sua morte, haviam sido fundadas 360 abadias da Ordem Cisterciense. Esta, que Bernardo encontrou moribunda, quase fechando, na sua morte estava florescente, cheia de homens que realmente queriam se entregar a Deus. 

São Bernardo é verdadeiramente um modelo para nós. Peçamos, portanto, a sua intercessão, para que ele nos ajude a voltarmos para Cristo, apaixonando-nos cada vez mais por Ele, e contagiarmos a outros com esse amor, levando todos para o caminho da santidade.

O que achou desse conteúdo?

7
61
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos