CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Padre Pio: modelo de paternidade espiritual

Diante de tantos acontecimentos extraordinários que caracterizam a vida do Padre Pio, muitas pessoas não percebem que a grande marca da vida deste santo foi a paternidade espiritual, exercida a partir do altar, do púlpito e do confessionário.

Texto do episódio
50

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Lc 8,4-15)

Naquele tempo, reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: “O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu a beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram.

Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.

Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu: 10“A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam”.

A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem.

Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.

No dia 23 de setembro de 1968, falecia aos 81 anos Francesco Forgione, mais conhecido como Pio de Pietrelcina. Quem foi esse sacerdote tão santo e polêmico? Qual é a sua mensagem para nós hoje?

O Padre Pio, de origem italiana, foi um sacerdote e frade capuchinho que passou a maior parte da vida em San Giovanni Rotondo e é conhecido por ter recebido os estigmas de Nosso Senhor. Certa feita, estando ele recolhido em oração diante do crucifixo, começaram a manifestar-se em seu corpo as chagas de Cristo, dolorosas e cheias de sangue. Ele mesmo, a princípio, ficou assustado com o fenômeno, chegando a pensar que, devido à perda extraordinária de sangue, morreria de hemorragia. 

No entanto, com o passar do tempo, ele se deu conta de que as chagas representavam a missão que Deus lhe tinha confiado. O sangue finalmente secou, mas as chagas permaneceram vivas por 50 anos. Inúmeros especialistas estudaram os estigmas do Padre Pio, posto à prova de diversas maneiras. Chegaram a aplicar-lhe um cicatrizante nas feridas, a enfaixá-las e selá-las com um lacre, para que se tivesse certeza de que ninguém tocaria nelas. Passados vários dias, abriram-se as faixas, e lá estavam as feridas, vivas e com sangue fresco, sem nenhum sinal de infecção.

Para quem não entende nada de medicina, o importante deste acontecimento é a integridade das chagas, que, segundo a lei ordinária do organismo, só poderiam ter dois destinos: ou melhorar e cicatrizar-se, ou piorar e necrosar. Sob aquelas condições, seria fisiologicamente impensável, quando não impossível, que as feridas continuassem no mesmo estado — com bom aspecto, sem exalar maus cheiros, com sangue vivo e não coagulado.

Ora, por que Deus escolheu esse homem para reviver em seu corpo a paixão de Cristo e, ainda por cima, num tempo em que a ciência poderia confirmar a autenticidade de seus milagres? O Padre Pio, afinal de contas, teve não só a graça de receber os estigmas, mas também a de realizar milagres prodigiosos (ressurreições, curas de câncer, de paralíticos, de cegos etc), um número enorme dos quais está cientificamente atestado.

Lembremos que o Padre Pio morreu em 1968, ou seja, numa época em que já havia raios-X, cirurgia, anestesia: numa palavra, critérios suficientes para constatar que algo é cientificamente inexplicável. É como se Deus o tivesse escolhido para dizer aos homens dos nossos tempos: “Olhai para o Padre Pio e vede se podeis continuar duvidando de minha existência ou de minha ação no mundo”. Os milagres de São Pio de Pietrelcina são como um selo de autenticidade divino.

Mas qual é a mensagem profunda que Deus nos quis transmitir por meio dele? O Padre Pio viveu pouco antes de iniciar a maior crise que a Igreja Católica como um todo já viveu na história, crise causada, antes de tudo, por uma crise do clero, isto é, dos sacerdotes.

Não há dúvida de que, após a morte dele — como se Deus o tivesse “segurado” aqui até 1968 —, se deu uma derrocada, uma avalanche que assolou o clero católico. Do dia para a noite, cerca de dezessete mil padres deixaram o sacerdócio, os seminários se esvaziaram e os padres que permaneceram no ministério já não sabiam mais o que eram, começaram a pôr em dúvida a identidade sacerdotal e não mais se viam como representantes de Cristo para renovar no altar o sacrifício da cruz.

De fato, quantos padres, a partir da década de 1970, adotaram o falso princípio de que não haveria distinção alguma entre sacerdote e leigo, o que levou muitos a abandonar a batina e vestir-se como homens comuns, a pensar não mais à luz da fé, mas com critério seculares, para não dizer mundanos! Daí os escândalos sexuais, daí a confusão em matéria doutrinal e moral cujas consequências terríveis vivemos até hoje. Trata-se de um fato histórico que ninguém em são juízo pode pôr em dúvida.

A mensagem, porém, é clara e fácil de interpretar.

Deus nos enviou o Padre Pio, que nunca teve cargos de importância na hierarquia da Igreja (ele nunca foi superior religioso, provincial, pároco ou bispo, mas um simples sacerdote que ouvia confissões e celebrava Missa); Deus nos enviou o Padre Pio, íamos dizendo, para recordar aos padres quem são eles em primeiríssimo lugar: o padre é o homem do altar, que celebra Missa; é o homem do confessionário, que absolve pecados; e ele deve sê-lo não como um funcionário, mas como vítima agradável a Deus, configurada a Cristo oferecido na cruz.

Eis o padre católico: sacerdote, porque oferece no altar um sacrifício a Deus, mas também vítima, porque se oferece na vida como sacrifício ao Senhor. Não é à toa que a Igreja inteira esteja em crise, quando a identidade mesma do sacerdócio é esquecida, posta em dúvida ou até mesmo negada.

Por isso cresce sempre mais a importância de São Padre Pio de Pietrelcina: quanto mais ele se distancia de nós no tempo, mais luminosas, por contraste, são a sua presença e a sua missão aos nossos olhos hoje. Com efeito, já se passaram mais de 50 anos desde a sua morte, e no entanto o Padre Pio fala cada vez mais alto aos padres e fiéis em geral, chamados a renovar a fé na identidade profunda e essencial do sacerdote católico: ser alter Christus, um outro Cristo.

Não é por acaso que o Padre Pio seja também o único sacerdote a ter recebido os estigmas de Nosso Senhor. Mas se tantos santos receberam de Deus a mesma graça ao longo dos séculos, por que foi preciso esperar até o séc. XX para para que a recebesse um padre? Justamente porque foi no séc. XX e, por consequência, no XXI que se deu a maior crise de identidade do clero.

Que o Padre Pio continue falando aos nossos corações e, do alto do céu, interceda para que nós, aqui na terra, possamos alcançar a graça de ter santos e numerosos sacerdotes segundo o Coração de Jesus Cristo, oferentes no altar e vítimas oferecidas na vida.

O que achou desse conteúdo?

5
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos