CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 9, 9-13)

Naquele tempo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus.
Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”
Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

Celebramos hoje, com grande alegria, a Festa do Apóstolo e Evangelista São Mateus, em cujo chamado, enxergamos também um pouco do nosso chamado.

É extraordinário vermos que Jesus não dividiu a nossa história da salvação em vários momentos consecutivos no qual, aos poucos, Ele decidia o que faria conosco. Muitas vezes, achamos que Deus nos chama por etapas. Ou seja, primeiro, Ele nos tira do pecado, e depois procura uma vocação para nós. 

No entanto, Deus, exatamente porque quer fazer-nos grandes santos, com uma vocação sublime, tira-nos do pecado e nos resgata da miséria na qual nos encontramos. Assim foi a vocação de São Mateus. Jesus não disse a Ele: “Mateus, você é um publicano e está vivendo no pecado. Por isso, mude de vida e, depois disso, veremos como será sua vocação”. Ele chamou-o a abandonar seu pecado e segui-lo. Também na nossa vida, o chamado de Cristo não é só para largar o pecado, mas, sim, começar a amar de forma sublime, deixando tudo para seguir Nosso Senhor. 

Em um discurso do Papa Pio XII, ele deixou bem claro que, com os jovens, nós não podemos pedir as coisas aos poucos. Se pedirmos pouco, o jovem não dará nada, mas se pedirmos tudo, ele dará tudo. Jesus não deseja que fiquemos negociando, dizendo: “Hoje vou parar de pecar. Então, amanhã, quem sabe eu me entrego todo a Jesus, amando-o de todo meu coração, de toda minha alma e de todo o meu entendimento”, mas quer que nos entreguemos totalmente a Ele. Ora, se nos encontramos com o amor de Cristo e cremos nele, sabendo que Ele nos ama como ninguém jamais amou, é impossível não amá-lo de volta.

Devemos entregar tudo para seguir Jesus, porque um pássaro, para voar, precisa estar totalmente livre. Se tivéssemos dez cordas nos amarrando, não adiantaria nada se soltássemos apenas nove delas; ainda não conseguiríamos voar. Deus não nos fez para nos arrastarmos como as serpentes, mas para voarmos como as águias.

Por isso, Cristo olhou para Mateus e disse: “Ama-me acima de tudo, deixe tudo por mim e siga-me”. Assim também deve ser a nossa vocação, pois o Senhor quer que vivamos um amor elevado. Portanto, peçamos a intercessão do grande São Mateus, a fim de que tenhamos as forças necessárias para largar o pecado de vez e abraçar o amor de Deus, entregando-nos generosa e inteiramente a Ele.

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos