CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

São Maximiliano e a Consagração a Nossa Senhora

O método da consagração à Virgem Maria ensinado por São Maximiliano Maria Kolbe consiste em entregar-se por completo à Imaculada e associar-se a ela no mistério de Pentecostes, para depois sair em missão, levando o Evangelho de Cristo a toda criatura.

Texto do episódio
30

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 17, 22-27)

Naquele tempo, quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes. Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do Templo?”
Pedro respondeu; “Sim, paga”. Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: “Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?” Pedro respondeu: “Dos estranhos!” Então Jesus disse: “Logo os filhos são livres. Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que pescares. Ali encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”.

Celebramos hoje a memória de São Maximiliano Maria Kolbe, esse grande frade franciscano que, estando preso num campo de concentração, entregou-se a Deus num ato heróico de oblação, para salvar um pai de família.

Todos nós conhecemos a história desse sacrifício de São Maximiliano, no entanto, seria importante recordarmos também que São Maximiliano foi um dos grandes promotores da Consagração total à Virgem Santíssima, sob o título de Imaculada. Vejamos o que esse santo nos inspira para que possamos viver a sua mensagem e a sua doutrina.

A primeira coisa que nós precisamos notar é que cada método de consagração à Nossa Senhora tem a sua peculiaridade. O método de São Luís Maria Grignion de Montfort, no Tratado da verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria — sobre o qual nós estamos acostumados a falar —, está totalmente baseado na realidade da Encarnação de Cristo. Ele tem como centro a Encarnação e sua finalidade é a santificação pessoal. Já o método vivido por São Maximiliano está voltado para a realidade do Pentecostes e a sua finalidade é a missionariedade.

Em última análise, os dois métodos vão desaguar no mesmo oceano, é a mesma realidade, mas com ênfases diferentes. São Maximiliano tem uma alma missionária, ele quer levar todos para Cristo e está convencido — e essa é a nossa convicção também — de que faremos isso se levarmos todos à Imaculada. Se nós levarmos as pessoas para a Virgem Imaculada, elas verdadeiramente estarão unidas ao Cristo.

Mas como vamos fazer isso? Bom, primeiro nos consagrando a ela. Se nos consagrarmos à Virgem Maria, estaremos com ela no Cenáculo, em Pentecostes e, unidos a ela, como os discípulos estiveram unidos em Pentecostes, receberemos o sopro do Espírito Santo, que fez com que os Apóstolos abrissem as portas do Cenáculo e começassem a ser missionários. 

Eles saíram a evangelizar, levando verdadeiramente a mensagem de Cristo para todos os povos. Por isso, aquela realidade de estar primeiro com Maria, no Cenáculo, e receber o Espírito Santo é o fundamento da missionariedade. Se nós nos entregarmos à Imaculada, a nossa ação missionária será mais eficaz. Essa é a convicção de São Maximiliano Maria Kolbe e também a espiritualidade que permeia a Milícia da Imaculada, que foi por ele fundada, — trata-se de uma associação internacional de fiéis que se entregam à Virgem Maria, sob o título especialíssimo de Imaculada.

Para nós, é importante colhermos também a riqueza da consagração de São Maximiliano Maria Kolbe. No texto de consagração que foi redigido por ele mesmo, diz assim: “Eu, pecador, entrego-me totalmente à Imaculada”, porque é Ela quem esmaga a cabeça da serpente. Além disso, na Virgem Maria, todas as heresias do mundo foram destruídas. Então, neste mundo que precisa ser convertido para Deus e levado para a Verdade da fé católica, é importante que a cabeça da serpente seja esmagada, e as heresias sejam destruídas. 

Nós teremos essa certeza da vitória, se lutarmos lado a lado com a Imaculada. Por isso, na consagração, nós nos entregamos totalmente à Virgem Maria. Entregues a ela, seremos totalmente dóceis ao Espírito Santo que irá soprar sobre nós e nos conduzir nesta obra missionária de evangelização de todos os povos.

Que São Maximiliano Maria lá do Céu nos abençoe e nos ajude a nos entregarmos cada vez mais à Imaculada Conceição.

O que achou desse conteúdo?

3
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos