CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Aproveite a maior promoção do ano!

Desconto de até 50% na assinatura anual.

  • 45% + 5% extra no pagamento via PIX;
  • 53 cursos à sua disposição;
  • Biblioteca de livros digitais para complementar seus estudos;
  • Acesso a transmissões exclusivas para alunos;
  • Participação no programa Studiositas;
  • Condição especial na compra dos livros da Editora Padre Pio;
Assine agora
Texto do episódio
770

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 9, 1-6)

Naquele tempo, Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.

No Evangelho de hoje, Jesus envia os seus Apóstolos em missão, dando-lhes o poder e a autoridade para expulsar demônios e curar doenças.

Voltando ao capítulo 4 do Evangelho de São Lucas, vemos Jesus, na sinagoga de Nazaré, abrindo o rolo do Livro do Profeta Isaías e lendo o seguinte trecho: “Enviou-me para proclamar a libertação aos cativos” (Lc 4, 18). No original grego, o verbo que aparece nessa frase é “apostelo”; para expressar que Deus Pai mandou Jesus como Apóstolo, como seu enviado. Entretanto, antes é dito: “O Espírito do Senhor está sobre mim” (Lc 4, 18). É evidente que existe uma ação do Espírito Santo no Messias, pois Jesus é Deus que se fez Homem; mas, para realizar a sua missão, a humanidade de Nosso Senhor recebe de Deus a graça própria para ser o salvador de todo gênero humano. Assim, o Espírito Santo permanece sobre Cristo, o Ungido, de uma forma extraordinária. 

Essa realidade misteriosa que vemos na Encarnação e na Salvação realizada por Jesus quer se prolongar através dos Apóstolos. Vemos que Cristo, no capítulo 6 de São Lucas, passou a noite em oração, e depois escolheu os Doze que ficariam com Ele. Assim como os Apóstolos, precisamos permanecer com Jesus, porque nele está a graça e a verdade; e é através dele que recebemos o Espírito Santo e tornamos-nos ungidos do Senhor. 

Uma vez que os Apóstolos estão com Jesus, eles são enviados em missão. Esse envio é uma antecipação do Pentecostes, que acontecerá quando Jesus, antes de subir aos Céus, enviar os seus Apóstolos em definitivo, sabendo que eles receberão o Espírito Santo para partirem em missão como Apóstolos verdadeiros, isto é, portadores da graça de Deus.

Portanto, ao lermos o Evangelho de hoje, nós, que devemos evangelizar como todo fiel cristão, devemos nos colocar diante do mistério de Jesus, o Apóstolo do Pai: “O Espírito do Senhor está sobre mim, Ele me enviou”.

Precisamos nos abrir à graça do Espírito Santo para que nossa evangelização não seja um mero empreendimento humano. Afinal, só é possível evangelizar verdadeiramente e fazer o Reino de Deus crescer com os métodos que o próprio Senhor nos deu: a oração e o sacrifício. Com eles, poderemos partir em missão com o Espírito do Senhor agindo sobre nós.

O que achou desse conteúdo?

7
70
Mais recentes
Mais antigos


RC
Robson Cola
26 Set 2024

TODOS NÓS, leigos Católicos, deveríamos ser evangelizadores! Propagar na prática, e na palavra, as virtudes dos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo! Viveríamos em um mundo muito melhor!

Responder
VS
Valdonio Sales
26 Set 2024

É evidente que existe uma ação do Espírito Santo no Messias, pois Jesus é Deus que se fez Homem; mas, para realizar a sua missão, a humanidade de Nosso Senhor recebe de Deus a graça própria para ser o salvador de todo gênero humano. Assim, o Espírito Santo permanece sobre Cristo, o Ungido, de uma forma extraordinária. 

Responder
JT
Josimara Trigo
25 Set 2024

Amém 🙏 que assim seja amém 🙏🌹

Responder
MO
Matheus Oliveira
25 Set 2024

Rezemos pelos Sacerdotes ungidos de Deus, para que prossigam com diligência a caminhada de Jesus nesse mundo e nos iluminem para que a graça adentre cada vez mais em nosso espírito, Amém. 🙏

Responder
LB
Leda Braz
25 Set 2024

Sacerdotes ungidos pelo Senhor. Rezemos por eles.

Responder
GF
Geraldo Filho
25 Set 2024

Santo Espírito de Cristo, que os bens do mundo não nos prendam e impeçam a caminhada e testemunho do Evangelho, com poder e autoridade conferida a nós por Vós no Santo Batismo. Amém!

Responder
ÁL
Álerson Lima
25 Set 2024

Amém!

Responder
Texto do episódio
Comentários dos alunos