CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
PropagandaPropaganda

Conheça os sacramentos da Igreja com o Padre Paulo Ricardo

Sob a proteção da Providência divina

“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas.”

Texto do episódio
952

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 6, 24-34)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros?

Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé?

Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que vamos comer? Que vamos beber? Como vamos nos vestir? Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas”.

O Evangelho de hoje nos ensina a termos confiança na Providência de Deus. Uma pessoa que está em estado de graça prontamente se coloca debaixo do olhar da Providência divina. É importante sabermos disso, e recordarmos uma frase bem concreta de São Paulo: “Tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8, 28). Ou seja, precisamos amar a Deus verdadeiramente para nos colocarmos sob a ordem da Providência. 

Isso não significa que nossa vida será sem sofrimentos, mas que absolutamente tudo, até as nossas maiores tragédias, serão usadas por Deus para o nosso bem. Contudo, para o ímpio, nem tudo contribui; pois existem coisas que agravam a sua situação e o levam para o abismo. Assim, com os seus pecados, ele se afasta da Providência divina. 

É como se existisse um círculo onde estão apenas aqueles que livremente se colocaram debaixo do “raio de ação” da Providência divina, separando-se dos que estão no pecado e que se puseram fora do círculo. Deus não quer que sejamos escravos, mas livres. Por isso, há o mistério da iniquidade, pelo qual as pessoas escolhem ficar longe da Providência maravilhosa de Deus. No entanto, se estamos em estado de graça, podemos ter certeza absoluta de que tudo contribuirá para o nosso bem. Certeza esta que observamos na vida dos santos, que sofreram muitas tragédias, mas sempre buscando se unir ao mistério da Cruz e da Ressurreição de Nosso Senhor.  

Nossa vida é como a de Cristo; é a passagem da morte para a Ressurreição. Então, é uma grande alegria sabermos que, se Deus permite o mal, é porque Ele saberá tirar disso um bem maior. Portanto, coloquemos diante do Senhor nossas preocupações e sofrimentos, pois sabemos que Ele sempre cuida de nós.

O que achou desse conteúdo?

9
52
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos