CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Ferro e Fogo

Adão e Eva e a escravidão do pecado

No início da História da Salvação, está a queda de Adão e Eva, que preferiram seguir as mentiras de Satanás a crer no que Deus lhes revelou. Assim, a humanidade foi submetida aos grilhões do pecado.

20162

Conforme temos dito, o Criador quer nos levar a experimentar uma felicidade sobrenatural, como participantes da natureza divina — como o ferro que é colocado em contato com o fogo. E o modelo máximo dessa relação, desse casamento do humano com o divino, é Jesus Cristo, em quem estão perfeitamente unidas estas duas naturezas, sem mistura nem confusão.

Mas esse projeto do Criador foi danificado pelo próprio homem. De fato, quando criou Adão e Eva, o Senhor infundiu neles a sua graça. Não se tratava de algo próprio da natureza humana, como são, por exemplo, os cabelos da nossa cabeça ou os membros do nosso corpo. Pernas e braços, “é digno e justo” que o homem os possua. Se Deus fizesse crescer uma perna nova no corpo de um perneta, é claro que isso seria um milagre; mas não seria uma graça no sentido mais próprio do termo, pois a perna é um elemento constitutivo da natureza humana, um bem devido a nós pelo simples fato de sermos homens. A graça de que falamos, no entanto, é um bem indevido a nós, algo verdadeiramente sobrenatural, dado “de graça”, não por justiça.

Adão e Eva, dizíamos, receberam de Deus essa graça de participar da natureza divina. Era esse o...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos