CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Batalha dos Missais

O que é sacrifício?

A palavra “sacrifício” pode significar várias coisas diferentes: um trabalho que nos custa, uma penitência que oferecemos a Deus na quaresma… Mas o sacrifício de que vamos falar neste curso é ainda mais específico.

122

Apresentação 

Muito bem! Estamos iniciando este crash course, um curso bem compacto, a respeito do santo sacrifício da Missa. E entendemos que ele seja necessário porque vimos surgir na internet, principalmente depois que o Papa Francisco publicou a Carta Apostólica (sob a forma de motu proprio) Traditionis Custodes, um intenso debate a respeito dos dois missais: o de Paulo VI e de Pio V. 

O problema é que as pessoas têm discutido de maneira muito superficial temas como a validade dos missais, a oportunidade ou não deles, a superioridade de um em relação ao outro, e assim por diante. 

No fundo, vemos que as pessoas estão desencontradas. Por isso, para lançar um pouco de luz ao debate, gostaríamos de ir à substância da coisa e entender realmente a questão, o articulus stantis vel cadentis ecclesiæ — para usar uma expressão de Lutero —, aquilo “que faz a Igreja ficar de pé ou cair”.

O núcleo da discussão é o santo sacrifício da Missa, ou, a Missa entendida como sacrifício. Nestas aulas, portanto, vamos explicar o que é um sacrifício, qual é a visão dos revolucionários protestantes a respeito do sacrifício da Missa, e qual foi a reação...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos