CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Batalha dos Missais

A doutrina católica sobre a Missa

Na consagração da Missa, o sacerdote católico oferece a Deus um sacrifício perfeitíssimo e sumamente admirável, pois no altar, assim como no Calvário, Deus está recebendo de seu Filho a adoração de valor infinito, a suma ação de graças, a impetração agradabilíssima e a propiciação definitiva por nossos pecados.

138

Recapitulando

Estamos em nosso curso a respeito da Missa como sacrifício para jogar um pouco de luz sobre todo esse debate que existe a respeito dos missais, o de São Pio V e o de Paulo VI. 

Enquanto estamos gravando estas aulas, o Papa Francisco publicou o documento Desiderio Desideravi, em que fala da formação litúrgica que deve ser dada ao povo de Deus. Então é muito oportuno que continuemos a gravação deste curso porque é justamente isto o que estamos fazendo: formação litúrgica. 

Sem entrar em detalhes da liturgia em si mesma, nós estamos indo ao centro, ao coração do que foi definido pelos concílios da Igreja. Essas coisas que eu estou ensinando são essenciais; negá-las significa abandonar totalmente a fé católica. O Concílio de Trento verdadeiramente definiu, colocou as fronteiras da fé católica sobre o sacrifício da Missa. Há uma matéria que é inquestionável, que não está aberta para debates. É isso que eu estou tentando ensinar. 

Uma vez que fincamos a âncora, que dissemos: “Isso não é discutível”, podemos considerar coisas como a língua em que deve ser celebrada a liturgia, a posição do altar durante a Missa, ou até coisas...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos