O Calvário e a Missa
CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Esta aula é restrita aos assinantes
Quero assinarJá sou assinante
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Batalha dos Missais

O Calvário e a Missa

Como entender que o sacrifício que Nosso Senhor ofereceu uma vez por todas na Cruz é o mesmo que oferecem os sacerdotes católicos, todos os dias, nos altares do mundo inteiro? E em que momento específico da Missa acontece a renovação do sacrifício do Calvário?

imprimir

Recapitulando

Seguimos com o nosso curso sobre a batalha dos missais. É importante lembrar que não é nosso objetivo tomar as decisões prudenciais que cabem, na verdade, ao Magistério, aos bispos ou aos próprios padres que vão celebrar usando um ou outro missal. A ideia é oferecer aos interessados uma base teológica firme de modo que se possa debater o tema com foco naquilo que é realmente fundamental.

E esse fundamento, esse xis da questão, como já tivemos a chance de entender, é o fato de a Missa ser a renovação incruenta do sacrifício de Cristo na Cruz. Aqui é que está o verdadeiro debate, pois, como também já dissemos, existe dentro da Igreja uma corrente teológica filo-herética que quer, à moda protestante, reduzir a Missa a uma refeição, a uma partilha, a um simples memorial.

É verdade que, em certo sentido, a Missa seja um memorial. Mas é preciso ter discernimento para compreender que não é apenas isso, que não é essencialmente isso.

Para dar um exemplo. Os missais, antigos e novos, trazem sempre no início do Cânon uma bela ilustração do Cristo crucificado. Ora, esse desenho é também, de algum modo, uma representação do sacrifício, um...

Seja família conosco
Inscreva-se
Aulas do curso
Passaporte de acesso

A assinatura inclui

  • Acesso ilimitado aos 44 cursos da plataforma
  • Participação das aulas ao vivo exclusivas
  • Garantia de acesso aos lançamentos de novos cursos
  • Bibliografia
  • Download das aulas (.mp3)
  • Suporte personalizado
Assine Agora