CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Batalha dos Missais

A reforma litúrgica de Paulo VI

À luz da fé que tinha o Papa Paulo VI, e da intenção declarada com que trabalhou Annibale Bugnini, secretário da comissão que reformou a liturgia, comece a investigar conosco o que aconteceu afinal, na década de 1960, com a oração pública da Igreja.

1610

Apresentação 

Chegamos à última aula deste primeiro módulo a respeito da batalha dos missais [1]. Vimos até aqui que não está aberto a discussões o fato de que a Missa é um sacrifício verdadeiro oferecido por um padre ordenado, que é o sacerdote oferente. Não estamos aqui, portanto, debatendo se a Missa é ou não sacrifício. Fizemos estas aulas apenas para esclarecer a questão de modo que não fiquemos simplesmente repetindo que a Missa é sacrifício, sem compreender o sentido exato dessas palavras. 

Em nossa reflexão, entendemos o que está verdadeiramente em jogo, a saber: 

o que a Igreja Católica entende quando diz que a Missa é sacrifício; eo que os protestantes rejeitam quando dizem que a Missa não é sacrifício. 

E como vimos na última aula, na medida em que temos essas ideias claras, podemos celebrar a Santa Missa com mais devoção e colher frutos espirituais.

Eu julgo esse conteúdo de grande importância, pois ao longo desses trinta anos em que sou padre, sempre trabalhei na formação de sacerdotes e sei que padres e seminaristas não recebem essa teologia que vocês estão recebendo neste curso. Mais importante do que a discussão...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos