CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Batalha dos Missais

A doutrina protestante sobre a Missa

“Sacrilégio” para Calvino, “abominação” para Lutero: eis como os protestantes viam a Santa Missa desde o princípio. Mas o que explica esse verdadeiro ódio ao culto católico? Por que o santo sacrifício do altar é inaceitável para os protestantes?

710

Apresentação 

Estamos no nosso pequeno curso a respeito da Missa como sacrifício e a batalha dos missais. Como já dissemos, na internet o pessoal fica discutindo sobre os vários missais, especialmente o Missal de Pio V e o Missal de Paulo VI. Ora, o Papa Bento XVI fez um Motu Proprio permitindo o rito antigo, mas o Papa Francisco fez um outro restringindo-o. Afinal de contas, o que está por trás desse debate? 

Com este curso, eu não gostaria de fechar posições, mas colocar, com clareza, o status quæstionis, ou seja, esclarecer o que está realmente sendo debatido. 

Quer dizer, não é uma questão de latim ou não latim, ou uma questão de Missa orientada ou não orientada, de altar colado na parede ou altar de frente para o povo. Nada disso. O que está realmente em questão aqui é a Missa como sacrifício. E, como dissemos na aula anterior, se conseguirmos entender o centro da questão, conseguimos nos posicionar quanto à situação litúrgica, conseguimos dialogar quanto àquilo que é melhor conforme a legislação atual e conforme as possibilidades de cada paróquia. 

Em uma sentença: trata-se de enxergarmos verdadeiramente a Missa como...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos