Apresentação
Estamos no nosso pequeno curso a respeito da Missa como sacrifício e a batalha dos missais. Como já dissemos, na internet o pessoal fica discutindo sobre os vários missais, especialmente o Missal de Pio V e o Missal de Paulo VI. Ora, o Papa Bento XVI fez um Motu Proprio permitindo o rito antigo, mas o Papa Francisco fez um outro restringindo-o. Afinal de contas, o que está por trás desse debate?
Com este curso, eu não gostaria de fechar posições, mas colocar, com clareza, o status quæstionis, ou seja, esclarecer o que está realmente sendo debatido.
Quer dizer, não é uma questão de latim ou não latim, ou uma questão de Missa orientada ou não orientada, de altar colado na parede ou altar de frente para o povo. Nada disso. O que está realmente em questão aqui é a Missa como sacrifício. E, como dissemos na aula anterior, se conseguirmos entender o centro da questão, conseguimos nos posicionar quanto à situação litúrgica, conseguimos dialogar quanto àquilo que é melhor conforme a legislação atual e conforme as possibilidades de cada paróquia.
Em uma sentença: trata-se de enxergarmos verdadeiramente a Missa como...