Uma marca de cosméticos decide fazer uma campanha publicitária para o “dia dos pais”. Mas a campanha deveria ser original, provocativa, instigadora, de modo que não passasse despercebida. A propaganda, afinal de contas, sempre foi “a alma dos negócios”. Nada melhor, portanto, que conseguir uma grande repercussão na mídia, ainda que às custas de uma polêmica. E o que gera polêmica nos dias de hoje? Sim, questões de “gênero”.

Ao colocar um homem “trans” para representar a paternidade, a empresa Natura sabia muito bem o que estava fazendo. De um lado e do outro, os ânimos logo se acirraram, o pastor Silas Malafaia pediu boicote, a imprensa fez matérias e matérias a respeito, e os brasileiros, como de costume, produziram memes. Muitos memes. Enquanto isso, as ações da Natura na Bolsa subiram lindamente, registrando índices que a marca não obtinha há um bom tempo. Que os empresários do ramo atribuam esse resultado a outros fatores, é mero casuísmo. O fato é que a questão virou o assunto do momento, para bem ou para mal.

Em resposta à celeuma criada pela propaganda, o Pe. Júlio Lancelotti disparou: “O que ofende a tal moral cristã? O pai trans que cuida de seu filho? Ou o abandono, a fome, o desrespeito, o veto ao auxílio emergencial às mães que criam seus filhos sozinhas?” Para o sacerdote, devemos começar a “pensar com a cabeça” e “deixar de ser gado”.

Pensar com a cabeça. Quem conhece minimamente o Catecismo deve saber que a Igreja Católica não professa uma religião fideísta. Sem os exageros do racionalismo, os católicos defendemos bravamente o uso natural da razão para a investigação científica, investigação da verdade que as coisas carregam em si mesmas. Por isso, entre a fé e a ciência não pode haver desacordo, afirma o Concílio Vaticano I, “porquanto o mesmo Deus que revela os mistérios e infunde a fé, dotou o espírito humano da luz da razão” (Dei Filius, IV). Isso significa que os juízos do Magistério acerca de questões morais e bioéticas não são simplesmente repetições fundamentalistas de textos bíblicos, mas expressões autênticas do reto uso da inteligência, que se debruça sobre as coisas e extrai delas, por meio da meditação, sua mais profunda essência.

“Fé e Razão unidas”, de Ludwig Seitz.

Com efeito, a posição católica sobre sexualidade humana é, naturalmente, fruto desse estudo racional — sim, também iluminado pela fé, mas ainda racional —, que reflete a genuína natureza do homem e da mulher. Pela razão mesma, podemos encontrar a substância e os acidentes próprios de cada ser, pelo que temos uma identidade, que não pode ser manipulada a partir de um desejo inusitado. E ainda que o pensamento moderno ignore esses princípios, a fim de adaptar a realidade ao gosto pessoal de cada um, ninguém jamais poderá escapar disto: veritas est adæquatio intellectus et rei. A verdade não é criada pela razão humana, mas reconhecida e acolhida por esta. Apenas uma mente muito perturbada pode “fugir” dessa regra.

O problema com a peça publicitária em questão é, consequentemente, intelectual. Antes de ofender “a tal moral cristã”, por assim dizer, ela ofende o bom senso, a inteligência das pessoas, a razão natural e a natureza das coisas. Não existe cirurgia plástica ou propaganda capaz de mudar a natureza de um ser. A própria comunidade LGBT reconhece isso, ainda que sem perceber, quando se opõe a uma mulher “cis” interpretando um homem “trans” [1]. De fato, não é a mesma coisa. A sexualidade humana não é intercambiável como é a de alguns peixes. A perplexidade de grande parte do público, nesse sentido, é simplesmente a reação espontânea de quem percebe estar trocando gato por lebre. E perceber isso não é coisa de “gado”; é coisa de gente.

É um grande contrassenso, aliás, contrapor a ideia “do pai trans que cuida do filho” ao problema do “abandono” e da “fome” de algumas crianças, como se uma coisa justificasse a outra. Ora, muitos filhos de parceiros homossexuais são gerados por inseminação artificial ou fecundação in vitro, a partir de sêmen ou óvulo doados por anônimos. Nesses procedimentos, os médicos precisam desenvolver vários embriões para que ao menos um deles consiga “vingar”. É assim que muitos seres humanos acabam congelados em clínicas de fertilização, esperando pelo seu próximo comprador ou pelo descarte. Ações como essas, obviamente, não resolvem o problema de crianças abandonadas, por mais “bonito” e “engraçadinho” que seja um comercial. Ao contrário, elas só criam novos (e piores) dilemas.

De resto, a campanha da Natura é mais um capítulo, intencional ou não, de um projeto muito maior para a fabricação de um “novo normal”. É sobre isso que as pessoas precisam meditar antes de se lançarem em campanhas de “cancelamento” na internet. Ir à página de alguém, que é apenas mais uma personagem nessa história, para dizer palavras de ordem e xingamentos, não faz sentido, não é inteligente, nem caridoso. Comportamentos assim apenas reforçam a narrativa de que cristãos e conservadores são “homofóbicos”, “transfóbicos” etc. Isso significa, em velho jargão, dar “munição ao inimigo”.

A reação adequada à agenda do “novo normal” precisa inspirar-se no proceder de homens santos, que foram “prudentes como as serpentes e simples como as pombas”. Nesse sentido, o testemunho de S. Carlos Lwanga, mártir de Uganda, é bastante eloquente para o nosso contexto, porque ele teve de resistir precisamente à imposição de uma “moral” sexual avessa à pureza e à castidade cristã. Para isso, ele não precisou recorrer a armas mundanas, ao ataque pessoal e ofensivo. S. Carlos Lwanga e seus companheiros apenas cumpriram aquilo que foi pedido por S. Paulo aos Filipenses: fizeram todas as coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serem “irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa”, onde brilharam como luzeiros no mundo (2, 14–15).

Carlos estava entre os serviçais do rei de Uganda, quando conheceu a fé católica e decidiu receber os sacramentos. Por ser muito estimado por todo o séquito real, o superior da Sociedade dos Missionários da África designou-o para educar e proteger os pajens reais (jovens serviçais do rei). Carlos Lwanga tratou logo de os instruir na fé e na moral cristã, sobretudo para resguardá-los do assédio sexual dos membros da corte. Isso provocou a ira do rei: Mwanga viu-se diretamente lesado em seus direitos, uma vez que era comum os monarcas manterem relações com seus serviçais. E o cristianismo havia posto um fim a essa prática. 

A resposta foi fulminante. Mwanga fez um ultimato: ou seus pajens renegavam a fé, ou seriam mortos. Carlos Lwanga, percebendo o risco que sofriam, batizou os que ainda não haviam recebido os sacramentos e preparou-os para o martírio. Todos foram mortos. Lwanga, por sua vez, foi queimado vivo, na presença de seus 22 companheiros, em 3 de junho de 1886.

Notem os detalhes. Carlos Lwanga não levantou insurreições contra o rei, mas dedicou-se a formar a consciência dos jovens numa moral firme e agraciada pelos sacramentos. Ele não ousou “matar pela fé”: ele morreu por ela, o que faz toda a diferença. Não se pode acusá-lo de “fanatismo”, “histeria”, “intolerância” ou qualquer outro rótulo pejorativo, como adoram fazer as mentes liberais que ditam as regras nestes tempos. Um fanático, bem sabemos, age contra a humanidade. Ele decide, por meio de coação, quem deve viver ou morrer. O mártir, ao contrário, dá testemunho da verdade com o próprio sangue. O mártir é um herói da humanidade.

A ideologia de gênero é o rei Mwanga da nossa época. Não sendo capaz de provar a validade de suas teorias, necessita impor-se por meio de artifícios retóricos, como a propaganda, ou por delinquência intelectual com a inserção forçosa do tema nos currículos escolares: “Os homens, sabendo que suas obras são más, odiaram a luz e elaboraram teorias falsas para justificar seus pecados” [2]. Há mais: usam a força em nome da mentira. Assim, vemos pais presos por educarem seus filhos na correta sexualidade humanabispos amordaçados em seus direitos de expressão e cidadaniamanobras políticas odiosas para ludibriar a população acerca do assunto etc.

Qual deve ser, nesse contexto, a reação do discípulo de Cristo? A mesma dos santos: defender com firmeza a verdade, sem perder de vista o amor ao próximo, ainda que isso nos custe a execração pública ou mesmo a morte. Somos defensores da fé e da razão. Não precisamos — nem admitimos! — de homens bombas ou de mentiras para dar testemunho de nossas convicções. Aliás, bem dizia o Cardeal Ratzinger há alguns anos, “nenhuma ideologia pode cancelar do espírito humano a certeza de que só existe matrimônio entre duas pessoas de sexo diferente, que através da recíproca doação pessoal, que lhes é própria e exclusiva, tendem à comunhão das suas pessoas” [3].

Peçamos, pois, a intercessão de S. Carlos Lwanga e seus companheiros nesta grande luta. Até o martírio, se preciso for!

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos