Na pessoa dos três irmãos Marta, Maria e Lázaro, vemos um modelo do que deve ser a Igreja: uma fraternidade que se constitui ao redor de Jesus. É isso que afirmavam os Santos Padres, entre eles São Gregório Magno, que via em cada irmão um aspecto da Igreja.
Lázaro é aquele pecador que, tendo sucumbido pelo pecado mortal, é ressuscitado por Jesus por meio da Confissão. Já Marta e Maria são os membros da Igreja que se compadecem dos pecadores e agem por sua conversão: Maria, por meio da vida contemplativa e da intercessão; Marta, por meio do governo da casa, que remete ao pastoreio da Igreja.
Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo nesta segunda-feira, dia 29 de julho de 2024, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, em Várzea Grande-MT. Na ocasião, celebrava-se a memória dos Santos Marta, Maria e Lázaro.
O que achou desse conteúdo?
Hoje dia de Santa Marta e seu irmãos, Lázaro e Maria, dia especial, pois era como muitas vezes me dirigia a minha esposa, "Marta, Marta!". Uau! Que saudade!
"Nós nascemos com a vocação de dominar o mundo, mas nós não conseguiremos dominá-lo.
Santo Tomás de Aquino falava que você se desfaz, você se dissolve diante da grandeza, inclusive, a experiência física, corporal, fisiológica, nos faz chorar. Isso acontece e nos desfazemos.
Somos 70% de água e diante de situações choramos, nos emocionamos, nossos olhos se enchem de lágrimas.
Quando vemos coisas gigantescas, elas nos vencem e somos dominados.
Quando a Igreja vê a hipótese de um milagre, entrega os fatos para os ateus, para os agnósticos (talvez muitos não saibam que é assim) e pede para pessoas que não acreditam em Deus para que eles "se virem nos 30" e tentem explicar aquilo...
Depois que muitos tentam e dizem, "nós não sabemos explicar", então a Igreja diz, "tá bom! Me dá aqui que eu quero", Eu conheço esse mundo que vocês não sabem explicar, *esse é o meu mundo.*"
Isso é usado para se canonizar pessoas. Tem gente muito boa que fica anos na fila esperando ser canonizada.
A Igreja fica esperando aquilo que o mundo não domina para ser utilizado como base."
Diego Reis
Oremos pela França, que vive na arrogância da ilusão de um suposto pilar da liberdade, e sim, já tivemos várias manisfestações similares em nossos carnavais Brasil afora, lembrando que rezamos por nossos governantes, pedindo discernimento e justiça.
“O Senhor sempre orienta e chama; mas não se quer segui-lo e responder-lhe, pois só se vê os próprios interesses. Às vezes, pelo fato de se ouvir sempre a Sua voz, ninguém mais se apercebe dela; mas o Senhor ilumina e chama. São os homens que se colocam na posição de não conseguir mais escutar.”
São Padre Pio de Pietrelcina
Santa Marta rogai por nós!