CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
14

Tão bela foi a demonstração de fé do centurião romano, na passagem do Evangelho proclamada hoje na liturgia, que a Igreja quis que a repetíssemos quotidianamente ante o altar do santo sacrifício: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e minh’alma será salva”. 

Mais do que repetir roboticamente tais palavras, porém, convém que as interiorizemos, meditando sempre sobre a nossa total indignidade e a profunda misericórdia de Deus para conosco — duas verdades inseparáveis, mas que nós teimamos em querer cindir com nossa soberba e presunção. 

Pois é verdade que somos miseráveis, e de nada adianta tentarmos nos enganar a esse respeito com discursos artificiais de autoajuda, do tipo: “Eu sou bom”, “Eu posso” ou “Confie em si mesmo”. Mas, ao mesmo tempo, Deus quer vir ao nosso encontro para nos salvar — como foi ao encontro do filho pródigo —, e Ele faz isso por puro amor e gratuidade, ainda que sejam enormes e tremendos os nossos pecados.

Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 4 de dezembro de 2023, segunda-feira da 1.ª semana do Advento, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).

O que achou desse conteúdo?

1
4
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos