CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
30

À medida que as heresias foram invadindo o seio do cristianismo, a Igreja quase chegou ao fim. Mas Deus suscitou homens como Santo Irineu de Lião, que combateu com as palavras e com a vida os erros de sua época, sobretudo o gnosticismo.

Os gnósticos dos primeiros séculos tentavam explicar o mal deste mundo associando-o ao próprio Criador, como se um princípio de maldade tivesse criado o mundo material, do qual as pessoas precisariam se libertar. A consequência prática disso era que se isentava de responsabilidade o ser humano: estando “aprisionado” neste mundo, ele não poderia responder por seus atos.

Também os gnósticos do mundo moderno continuam agindo assim, mas de forma secularizada, sem delegar a culpa a Deus, até porque nem na sua existência eles creem. Hoje não se fala mais de um mundo mau, mas de sistemas sociais, ideológicos ou culturais que condicionam o indivíduo a agir na maldade, eximindo-o de suas responsabilidades.

Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 28 de junho de 2023, memória de Santo Irineu de Lião, em Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).

O que achou desse conteúdo?

3
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos