O pior tipo de pagão é aquele que se acha cristão, mas que já deixou de sê-lo há muito tempo, pois vive afundado no pecado, caminhando alegremente rumo ao Inferno. Foi esse tipo de paganismo que São Filipe Néri encontrou na Roma do século XVI, e que combateu com sua vida de oração, com seu zelo pela salvação das almas e com a administração dos sacramentos da Confissão e da Eucaristia.
Um cenário semelhante toma conta de nossa sociedade neopagã. Por isso, vendo e o exemplo e o apostolado de São Filipe Néri em Roma, recorramos, pois, às mesmas armas espirituais que ele utilizou, a fim de cumprir a nossa missão de transmitir a fé cristã e de levar a salvação a todas as almas.
Esta homilia foi feita no dia 26 de maio de 2023, Memória de São Filipe Néri, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.