Mais do que uma abordagem puramente científica ou apologética — embora não as dispensemos de todo —, ao estudarmos neste curso as Sagradas Escrituras, nossa pretensão é colocar todos os nossos alunos em contato com a Palavra que se fez carne e que nos alimenta com a sua graça através das páginas sagradas. Para tanto, é necessário termos bem segura, desde o princípio, a seguinte verdade: "O cristianismo é a religião da Palavra de Deus, não de uma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivo" (VD 7). As letras, de fato, que o Espírito Santo inspirou no tempo aos autores humanos das Escrituras estão precedidas na eternidade pelo Verbo, que existe desde o princípio junto de Deus (cf. Jo 1, 1-3). A Bíblia não é Palavra de Deus, portanto, a não ser em sentido analógico; propriamente falando, a Palavra é a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Filho eterno do Pai, Jesus Cristo, nosso Senhor.
Como indicativo dessa verdade, sirva-nos de introdução a estas aulas o prólogo que São João escreve à sua primeira carta canônica:
O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e o que as nossas mãos apalparam da...