CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Introdução às Escrituras

A Palavra se fez carne, não livro

"O cristianismo é a religião da Palavra de Deus, não de uma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivo".

Nesta aula introdutória ao nosso curso bíblico, entenda a função que têm as Sagradas Escrituras em nossa vida: fazer-nos entrar em comunhão com Deus.

imprimir

Mais do que uma abordagem puramente científica ou apologética — embora não as dispensemos de todo —, ao estudarmos neste curso as Sagradas Escrituras, nossa pretensão é colocar todos os nossos alunos em contato com a Palavra que se fez carne e que nos alimenta com a sua graça através das páginas sagradas. Para tanto, é necessário termos bem segura, desde o princípio, a seguinte verdade: "O cristianismo é a religião da Palavra de Deus, não de uma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivo" (VD 7). As letras, de fato, que o Espírito Santo inspirou no tempo aos autores humanos das Escrituras estão precedidas na eternidade pelo Verbo, que existe desde o princípio junto de Deus (cf. Jo 1, 1-3). A Bíblia não é Palavra de Deus, portanto, a não ser em sentido analógico; propriamente falando, a Palavra é a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Filho eterno do Pai, Jesus Cristo, nosso Senhor.

Como indicativo dessa verdade, sirva-nos de introdução a estas aulas o prólogo que São João escreve à sua primeira carta canônica:

O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e o que as nossas mãos apalparam da...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos