Como entender que as Escrituras são inspiradas?
CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Esta aula é restrita aos assinantes
Quero assinarJá sou assinante
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Introdução às Escrituras

Como entender que as Escrituras são inspiradas?

Todos os livros da Bíblia foram inspirados diretamente por Deus. Mas em que sentido? Afinal de contas, como compreender que o Espírito Santo é o autor principal das Escrituras? E que papel tiveram os hagiógrafos na composição dos textos sagrados?

Você descobrirá a resposta a estas perguntas e irá maravilhar-se com a sabedoria de Deus, que sabe servir-se do homem sem ferir a liberdade humana.

imprimir

É de fé católica que os livros que compõem as SS. Escrituras são divinamente inspirados e, por isso, têm a Deus mesmo por autor principal. Isto não significa, porém, que nos tenham sido transmitidos por simples ditado, ao modo das assim chamadas "psicografias", nem que, portanto, os autores humanos — também denominados hagiógrafos — tenham pouca ou nenhuma participação na composição dos textos santos. Conciliando extremos à primeira vista incompatíveis, a fé católica nos ensina que, apesar de ser antes e sobretudo Palavra de Deus, a Bíblia não deixa de ser também produto da ação de homens reais e concretos, que cooperaram ativa e efetivamente para que à Igreja estivessem sempre abertos os tesouros das divinas Letras. A inspiração bíblica, com efeito, ao mesmo tempo que permite a Deus ser o autor principal das Escrituras, não exclui "a paternidade do autor humano"; lido pois à luz da Tradição apostólica, o "livro sagrado é obra de Deus e do hagiógrafo, de maneira que o livro todo", com cada um de suas partes, "procede tanto de Deus quanto do autor humano" [1].

Ora, sucede com a inspiração das Escrituras algo análogo ao mistério da Encarnação. De fato, assim...

Seja família conosco
Inscreva-se
Aulas do curso
Passaporte de acesso

A assinatura inclui

  • Acesso ilimitado aos 44 cursos da plataforma
  • Participação das aulas ao vivo exclusivas
  • Garantia de acesso aos lançamentos de novos cursos
  • Bibliografia
  • Download das aulas (.mp3)
  • Suporte personalizado
Assine Agora