A missão do homem no âmbito familiar, como vimos nas aulas anteriores, pode ser compreendida a partir da noção de patriarcado, entendida não como dominação, mas como liderança responsável, que não é artificial nem construída por técnicas externas, senão fundada na virtude. A liderança nesse sentido, corresponde a um chamado de Deus a exercer uma influência moral real, baseada no que o homem é, e não em uma imagem fabricada.
1. Liderança virtuosa e liderança artificial
Há, com efeito, uma diferença profunda entre liderança virtuosa e liderança artificial, construída a partir de estratégias de marketing. O processo de fabricação de um falso líder segue uma sequência relativamente clara: primeiro, escolhe-se um grupo a ser representado; depois, cria-se identificação emocional com ele; em seguida, verbalizam-se e dramatizam-se seus anseios, fazendo com que o suposto líder se torne porta-voz de tais demandas.
Esse mecanismo gera adesão, mas não verdadeira liderança, pois não há ali um valor interior que atraia os outros livremente. Há tão-somente encenação. É uma lógica que produz líderes aparentes, cuja autoridade não nasce da transformação interior, mas da...










