CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Tolkien e a Imortalidade

Os Anéis de Poder

Toda a saga de “O Senhor dos Anéis” gira ao redor de Sauron, uma mente diabólica que seduziu homens, elfos e hobbits a buscarem, através de uma “máquina”, uma forma de vencer as debilidades deste mundo.

Em mais esta aula do curso “Tolkien e a Imortalidade”, estudamos a história dos Anéis de Poder, narrada em “O Silmarillion”.

21

Indicam-se abaixo, em forma de tópicos resumidos, alguns dos principais pontos abordados nesta quinta aula do curso Tolkien e a Imortalidade.

O conflito entre Melkor e Aulë, enquanto personificações de, respectivamente, um poder criador insubmisso a Deus (a “máquina” de que falamos na primeira aula) e um poder criador submetido às ordens e sabedoria divinas, é fundamental para compreender em sua totalidade a saga O Senhor dos Anéis. Os efeitos causados pelos Anéis de poder representam que a pretensão de querer fazer deste mundo um paraíso acabam tornando-o um inferno como Mordor. Existe uma forma de usarmos a nossa criatividade — ou seja, a nossa capacidade de “subcriação”, na linguagem de Tolkien — para o bem, quer dizer, em conformidade com a ordem que Deus impôs ao mundo ao criá-lo. Essa capacidade criativa boa está simbolizada, por exemplo, na figura de Aulë, ao passo que a sua perversão para o mal está representada sobretudo na figura de Melkor.
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos