Angelus Domini nuntiavit Mariae... As palavras do Arcanjo Gabriel à Santíssima Virgem Maria ressoam no dia de hoje solenemente na Santa Igreja! Ave Maria, 'cheia de graça' (Kecharitoméne)... À Maria, Deus dirige o olhar – "Olhou para a humildade de sua serva" (Lc 1, 48) – e se faz dependente do humilde 'sim' de sua serva:
Quando Deus decidiu fazer-se homem no seu Filho, tinha necessidade do "sim" livre de uma sua criatura. Deus não age contra a nossa liberdade. E aconteceu algo verdadeiramente extraordinário: Deus faz-se dependente da liberdade, do "sim" de uma sua criatura; espera este "sim". [...] Por conseguinte, o "sim" de Maria é a porta através da qual Deus pôde entrar no mundo, fazer-se homem. [1]
Et concepit de Spiritu Sancto... "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra" (Lc 1, 35). Inflamado de amor, comenta São Boaventura:
"Oh, se puderas sentir de alguma maneira a qualidade e a grandeza daquele incêndio, daquele refrigério e daquele deleite infuso do céu! Qual enaltecida foi a Virgem Mãe, quão enobrecido o gênero humano; quanta foi a condescendência da majestade divina!". [2]
Juntos, demos graças a Deus pelo dom da salvação! Alegremo-nos! Et Verbum caro factum est... O Verbo se fez carne, o Amor se fez carne. "Em Jesus Cristo, o próprio Deus vai atrás da «ovelha perdida»" [3], e o faz pelo "faça-se" da Santíssima Virgem Maria. A riqueza da Anunciação do Senhor é inesgotável, e que seja de fato tesouro para nossos corações (Mt 6, 21).
Angelus
|
V. Angelus Domini nuntiavit Mariae,
V. Ecce ancilla Domini,
V. Et Verbum caro factum est,
V. Ora pro nobis, sancta Dei Genetrix.
Oremus: |
V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria,
V. Eis a escrava do Senhor,
V. E o Verbo se fez Carne,
V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
Oremos:
|

O que achou desse conteúdo?