Descrever a vida e as glórias de José é descrever ao mesmo tempo a vida de Jesus e as glórias de Maria, pois Jesus, Maria e José estão tão intimamente unidos, que é impossível falar de um sem tratar dos outros. Estes três queridos nomes — Jesus, Maria e José — formam aquela tríplice aliança celeste que não pode ser quebrada jamais. Aquele, pois, que se dedica a narrar a vida de São José, está encarregado da feliz missão de narrar também, em grande medida, as vidas de Jesus e Maria.

Não se oponha a isso o nosso leitor, já que, depois de Deus, Jesus, Maria e José são os mais doces e sublimes objetos de que podem ser preenchidos nossas mentes e corações. Eles são os três poderosos advogados da nossa causa, as três estrelas guias da nossa salvação. Mas, a fim de entender claramente a grandeza de José, devemos olhar mais longe, pois sua grandeza não começou em seu nascimento, tampouco em seus esponsais com Maria; sua origem é muito mais remota e deve ser procurada não no tempo, mas na eternidade: começou em sua predestinação.

Predestinação, de acordo com Santo Tomás de Aquino, é a preordenação divina, desde a eternidade, daquelas coisas que pela graça hão-de ser realizadas no tempo.

Pois bem, o compassibilíssimo Senhor Deus, nas admiráveis disposições de sua Providência, preordenou desde a eternidade o mistério inefável da divina Encarnação para reparar a queda de Adão e salvar seus descendentes da ruína eterna. Esse mistério “escondido às gerações”, como diz o Apóstolo (cf. Cl 1, 26), deveria ser revelado na plenitude dos tempos. A Palavra Eterna deveria assumir a carne humana e oferecer-se, depois de uma vida repleta de sofrimentos, como vítima voluntária para morrer em uma cruz, a fim de, semelhante a um cordeiro inocente, expiar os pecados de toda a humanidade. Este mistério deveria ser realizado em Jesus; e, portanto, Jesus, o Salvador de todos, na palavra do Apóstolo, “foi predestinado Filho de Deus no poder” (Rm 1, 4); como explica Santo Agostinho, estava predestinado que Jesus, filho de Davi segundo a carne, deveria ser, de fato, o Filho de Deus, visto já estar preordenado que a natureza humana deveria um dia subsistir junto com a natureza divina na Pessoa eterna da Palavra, a fim de que os sofrimentos de Jesus tivessem um valor infinito para satisfazer dignamente a Divina Justiça. E é nisso que consiste o chamado decreto eterno da divina Encarnação.

Ora, neste decreto estão compreendidos não apenas o mistério da divina Encarnação, mas também o modo e a ordem pelos quais esse mistério deveria se realizar, incluídas as pessoas que nele deveriam tomar parte de maneira principal e mais imediata; pois, de acordo com a doutrina do Doutor Angélico, a predestinação eterna inclui não apenas as coisas que hão-de realizar-se no tempo, mas também o modo e ordem em que devem acontecer.

E o modo e a ordem predestinados por Deus para a Encarnação de seu Divino Filho eram estes: que a santíssima humanidade de Jesus Cristo deveria ser tomada, embora sem pecado, da mesma natureza humana que havia pecado em Adão; que deveria ser da ascendência de Abraão, da tribo de Judá e da raça de Davi, e que o Corpo de Jesus deveria ser formado pelo poder do Espírito Santo no seio puríssimo de uma virgem imaculada. Essa virgem eleita é Maria; e, portanto, Maria, depois de Jesus, foi imediatamente incluída no decreto da Divina Encarnação, e desde a eternidade predestinada a ser a augustíssima Mãe do Filho de Deus. “A Virgem”, diz o grande doutor Suárez, “não poderia ser separada de seu Filho na eleição divina.” Maria foi realmente predestinada pelo conselho eterno de Deus: Santo Agostinho chama-lhe “a obra do conselho eterno”.

Mas, a fim de ocultar do mundo esse mistério de amor até que se completasse o tempo previsto, e para salvaguardar ao mesmo tempo a reputação da Virgem Mãe e a honra do Divino Filho, quis Deus que Maria, por um casamento todo celestial, fosse desposada pelo homem mais humilde, mais puro e mais santo da linhagem real de Davi (um que fosse expressamente predestinado, portanto, para esse fim); quis Deus um esposo virginal para a Virgem Mãe, o qual pudesse ao mesmo tempo assumir o papel de pai do Filho de Deus. Na mente divina, José foi escolhido dentre todos os outros. Foi ele que ficou em primeiro lugar. Foi ele o predestinado para este trabalho.

De fato, da tribo de Judá, da família de Davi, haviam de surgir grandes patriarcas, célebres líderes para o povo e reis da mais alta nobreza, mas Deus não escolheu a nenhum deles. Deus escolheu José, e a mais ninguém. José era o amado. Ele foi predestinado de modo especial a tornar-se um dia o ditoso esposo de Maria e o pai adotivo de Jesus. “Assim como Maria”, diz João Eck, o famoso adversário de Lutero, “foi desde a eternidade predestinada a ser a mãe do Filho de Deus, assim também foi José eleito para ser o guardião e protetor de Jesus e de Maria.”

Assim, pois, como Maria, também José foi incluído no próprio decreto da Encarnação e chamado a tomar parte “em tempo integral”, por assim dizer, nesse mistério inefável.

A partir disso, fica fácil perceber quanta honra recai em São José, pois se, ao lado da Santíssima Trindade, o mistério da divina Encarnação constitui o fundamento essencial da fé cristã, como não ver, no fato de alguém ser incluído no decreto eterno de tão admirável mistério — “que os próprios anjos desejam contemplar” (Hb 1, 12) —, uma glória incomparável?

Devemos ter sempre bem presente, portanto, esse destino singular que foi reservado a São José, porque é ele, de fato, o fundamento de toda a sua grandeza, a base sobre a qual se assentam todas as suas glórias, e é só tomando plena consciência dessa predestinação que se podem entender a predileção de Deus por São José e a altíssima honra e privilégio que lhe foram outorgados como guardião e padroeiro da Igreja universal.


Interessado em São José e desejoso de aumentar a sua devoção a este grande santo? Então não deixe de se inscrever para o curso do Pe. Paulo Ricardo justamente sobre o excelso Patrono da Santa Igreja Católica!

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos