Em vários exemplos das Escrituras e também da vida dos santos, vemos homens de Deus travando uma batalha, muitas vezes terrível, contra homens perversos

Não à toa, o principal livro do Antigo Testamento, os Salmos, está cheio de invocações dos justos pedindo proteção a Deus contra seus perseguidores. A ideia de que militia est vita hominis super terram, ou seja, “é uma luta a vida do homem sobre a terra” ( 7, 1), perpassa toda a literatura judaica e cristã. 

Assim, para prestar culto ao único Deus verdadeiro, o povo de Israel precisou enfrentar com coragem a idolatria, as imoralidades e as práticas supersticiosas de seus vizinhos. Falhou inúmeras vezes, é verdade, chegando mesmo a se entregar aos erros que devera combater. Mas a todo momento o Autor Sagrado faz questão de reconduzir as mentes dos israelitas à vocação divina com que nasceram. Afinal, não foi para uma mera estabilidade mundana e prosperidade material que os filhos de Abraão se fixaram na Terra Prometida. Deus “deu-lhes as terras dos gentios, e desfrutaram o trabalho doutros povos, para que guardassem os seus mandamentos, e buscassem a sua lei” (Sl 104, 44s).

O capitão do exército do Senhor aparece a Josué perto de Jericó (cf. Js 5, 13-16). Obra de Ferdinand Bol.

Cenário semelhante, com desafios muito parecidos, se repete na história da Igreja ao longo dos séculos. Os reinos cristãos medievais da Europa nasceram ou com o batismo dos antigos governantes bárbaros — vide Clóvis, o primeiro rei da França —, ou com verdadeiras guerras de resistência aos inimigos da fé — vide a Batalha de Ourique, com Dom Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. A catolicidade de nossa nação mesma se deve ao trabalho incansável, contínuo e perseverante dos povos ibéricos cristãos, que muito antes de descobrirem estas terras tiveram de defender as suas dos hereges muçulmanos [1]. Tivessem os cruzados medievais cruzado os braços ante a ameaça islâmica, o Brasil talvez acabaria com uma estrela e a Lua crescente na bandeira — e jamais se chamaria “Terra de Santa Cruz”.

A natureza religiosa e transcendente desses embates antigos é muitas vezes ridicularizada nas aulas de História. O homem materialista dos tempos modernos não consegue vislumbrar uma “boa briga” que não tenha acontecido, no fim das contas, por capital e latifúndio. É a narrativa marxista dos acontecimentos, hegemônica em nossas faculdades e redações — visão tacanha de mundo, que explica o espírito “pacifista” de nossa época e a verdadeira “capitulação cultural” que padecemos. 

Muito antes de nos prostrarmos aos inimigos visíveis da civilização cristã, porém, nossa primeira rendição enquanto sociedade foi ao diabo. Eis a primeira grande tragédia que precisa ser deplorada.

Comece-se pela negação ou minimização das verdades de nossa fé. Hoje, muitas vezes dentro da própria Igreja, a existência dos demônios, por exemplo, é totalmente relativizada. (Isso lhes dá, convenhamos, muito mais liberdade para agir.) E se eles não passam de uma fantasia da cabeça de senhorinhas piedosas, não existe combate espiritual neste mundo. Aliás, a ideia mesma de “combate”, “batalha”, “guerra” é muito violenta e não caberia mais numa apresentação contemporânea da fé cristã. A oração a São Miguel Arcanjo, composta pelo Papa Leão XIII, estaria completamente ultrapassada.

Infelizmente, quiseram introduzir noções como essa na liturgia. 

A eliminação na Liturgia das Horas de versículos e capítulos inteiros dos Salmos ditos imprecatórios ilustra bem o problema. Na tradução brasileira dos livros litúrgicos, a transformação de “Deus dos exércitos” (Deus sabaoth) num vago “Deus do universo”, tanto no Sanctus da Missa quanto no hino litúrgico Te Deum, vai na mesma linha. Nosso Senhor fala no Evangelho que certa espécie de demônios “só se pode expulsar à força de oração e de jejum” (Mt 17, 21). Mas, curiosamente, mesmo com a ideia de que o atual Lecionário contivesse a maior quantidade possível de perícopes evangélicas, essa passagem, presente também em Mc 9, 29, simplesmente não consta em lugar algum das leituras do Missal de Paulo VI — como tantas outras cujo conteúdo poderia desagradar aos homens de hoje. 

Como consequência não só do espírito por trás dessas omissões, mas também do lamentável relaxamento disciplinar da nossa época, o jejum e a oração praticamente desapareceram do discurso e da prática de muitos católicos. Antigamente, os católicos jejuavam rigorosamente em todos os dias da Quaresma. Na Idade Média, os exércitos de cavaleiros cristãos, antes de ir à guerra (para proteger sua pátria e religião), se reuniam nas igrejas, ouviam Missa e faziam vigílias e jejuns, cientes de que a vitória nos seus combates vinha de Deus, e não de forças humanas. 

Hoje, todavia, as pessoas se horrorizam quando descobrem que têm de se abster de carne um dia na semana. (E só o fazem quando deparam com algum dos poucos pregadores que tocam no assunto; do contrário, nada saberiam.) Do hábito da oração nem se fale… 

Sem isto e sem jejum, porém, estamos com o flanco aberto aos inimigos de nossa alma, dos quais o pior de todos não é nem mesmo o demônio, mas nossa própria carne. Como ensinava Santo Tomás de Aquino

Há que rezar com insistência, porque “se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem” (Sl 126, 1); “Consciente de não poder possuir a sabedoria [continência], a não ser por dom de Deus” (Sb 8, 21); “Quanto a esta espécie de demônio, só se pode expulsar à força de oração e de jejum” (Mt 17, 21). Ora, se dois inimigos estivessem em batalha e tu quisesses ajudar um deles, a um terias de prestar auxílio e a outro não. Pois bem, há entre o espírito e carne uma luta constante (praelium continuum). Por isso, é necessário, se desejas que o espírito saia vencedor, que lhe prestes auxílio, e isto se faz pela oração; à carne, porém, o tens de negar, e isto se faz pelo jejum, pois é pelo jejum que se enfraquece a carne.

Aqui descobrimos, então, o grande segredo dos mártires e dos heróis da fé de outros tempos. Como explicar que eles tenham sido capazes de resistir às mais cruéis torturas, às mais terríveis ameaças, senão pelo fato de que eles mesmos, em suas vidas, foram preparados espiritualmente para o combate a ser travado? O rei Davi começa assim o Salmo 142: Benedictus Dominus, Deus meus, qui docet manus meas ad proelium, et digitos meos ad bellum, “Bendito seja o Senhor, meu rochedo, que adestrou minhas mãos para a luta, e os meus dedos treinou para a guerra” — palavras perfeitamente aplicáveis à multidão de santos e santas da Igreja.

Antes dos perseguidores, os primeiros algozes dos mártires e confessores eram os demônios e a sua própria carne. Antes de ser odiados pelo mundo, eles viveram uma batalha ferrenha para se manter na graça de Deus, macerando seus corpos com jejuns e sofrimentos, e lutando — às vezes até fisicamente, como demonstra a vida de um Santo Antão e de um Padre Pio — contra os próprios espíritos das trevas. Ora, quem era um Nero, um Henrique VIII ou um Stálin, em comparação com a maldade do diabo? 

Os santos e mártires da Igreja não eram, pois, homens e mulheres quaisquer. No escondimento de suas vidas, recolhidas e mortificadas, esses guerreiros foram realmente forjados por Deus, até se tornarem aquele “gigante exultante em seu caminho” de que fala a Sagrada Escritura (cf. Sl 18, 6). Muito mais que as personagens “heroicas” que vemos nos filmes — muito mais que um Rocky, um Rambo ou algum dos “Vingadores” —, é para esses heróis da fé e da caridade que devemos dirigir o olhar; é em suas biografias que devemos buscar inspiração para nossa existência.

Assim, lendo seus feitos e procurando imitar suas virtudes, quem sabe um dia não poderemos dizer com o Apóstolo: “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé” (2Tm 4, 7)? Nada pode haver mais glorioso que batalhar para cumprir, neste mundo, a vontade do Rei que não é deste mundo.

Notas

  1. Hillaire Belloc é um desses autores que coloca o islamismo no rol das heresias cristãs, ao invés do das simples religiões pagãs. Pois os muçulmanos crêem na virgindade de Maria, por exemplo, e reconhecem Jesus como um profeta, mas se recusam a abraçar a integridade do depósito da fé confiado à Santa Igreja.

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos